Nessa terça-feira (15), um painel encerrou as comemorações dos 50 anos do curso de Publicidade e Propaganda. Os convidados foram Liana Bazanela e João Miragem, vencedores do Salão da Propaganda 2015 nas categorias Atendimento do Ano e Planejamento do Ano, respectivamente. O evento ocorreu no Teatro do Prédio 40, com alunos da área.
Para que houvesse maior interação entre os estudantes e os profissionais, a proposta deste evento foi promover um painel. O início da carreira, trajetória e futuro das agências de propaganda estavam entre os temas das perguntas realizadas pelo mediador e professor da Famecos Ilton Teitelbaum.
Márcia Christofoli, professora do curso, lembra que os convidados não são graduados em Publicidade e Propaganda. “Isso mostra que a área é multidisciplinar”, afirma. Liana Bazanela é formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e João Miragem é diplomado em Administração com ênfase em Marketing.
Ao contarem sobre suas atividades, os profissionais falaram sobre diferentes aspectos. Liana contou que a Agência DeBrito Sul, onde atua como Diretora Executiva, possui o foco principal no seu cliente. Miragem é Diretor de Planejamento da Agência Escala e explicou que a empresa está passando por um processo de reestruturação. O consenso entre os dois está no futuro das agências, que é incerto. Para eles, a empresa deve pensar no negócio do cliente e não só na comunicação e nas campanhas.
Na opinião do administrador, não é papel da academia preparar o jovem para o mercado. Para ele, a faculdade deve deixar as pessoas curiosas e interessadas. A relações-públicas lembrou que hoje o mercado não tem espaço para os que querem disfarçar as habilidades, é necessário colocar a mão na massa. Como dica para os estudantes, Liana disse ainda que é necessário que todos saibam trabalhar com a frustração.
No ano da celebração, o ponto de partida foi a Aula Magna com Erh Ray, diplomado da Famecos. Renata Guerra e Kim Gesswein também voltaram à Faculdade para contar a experiência no Vale do Silício (EUA). “Este ano foi marcado pela criatividade, inovação e estratégia”, lembra o professor do curso, Vinícius Mano.