Denise Avancini atribui a avaliação positiva a um conjunto de fatores, como estrutura, dimensão pedagógica e equipe qualificada (Foto: Luisa Zelmanowicz)
Na noite dessa segunda (31), a coordenadora do curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Denise Avancini, recebeu a notícia de que o curso alcançou a nota máxima, que é 5, no relatório de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). Pela amostra de alunos no Brasil, o curso não realiza Enade. Por isso, é obrigatória a visita in loco por dois avaliadores.
No início do ano, a coordenadora respondeu uma série de itens para que fosse possível marcar a visita. A mesma foi adiada duas vezes até que fosse confirmada a vinda em agosto. Os avaliadores são professores de Relações Públicas e tiveram uma rotina intensa para cumprir a agenda de dois dias. Além de visitarem as instalações da Universidade, foram realizadas reuniões com professores e alunos para confirmar os itens respondidos. No último dia foi realizado um encontro para o fechamento e considerações finais, sem indicação da nota.
Essa foi a primeira vez que a Faculdade recebeu visita in loco, em 48 anos do curso de Relações Públicas. Para Denise, essa nota reforça o trabalho de anos e torna o curso referência no Brasil. “Atribuo a nota a um conjunto de fatores, como estrutura, dimensões pedagógicas, atuação em conjunto e a equipe qualificada”, concluiu.