A constante evolução das séries de TV também é assunto no curso (Foto: Letícia Monteiro e Luísa Zelmanowicz)
O curso de extensão Roteiro para série de TV – criação, desenvolvimento e venda está em sua 3º edição e com inscrições abertas até o dia 10 de setembro. Promovidas pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, as aulas são destinadas a alunos e ex-alunos da instituição, interessados em TV, cinema e na arte de contar histórias.
A atividade busca apresentar os conceitos práticos e teóricos no que se refere a criação, desenvolvimento, roteirização e venda de um projeto completo de série de TV. O curso acontece na sala 303 do prédio 7, nas segundas, terças e quintas-feiras, das 19h às 22h15min entre os dias 11 e 21 de setembro.
Com um currículo extenso, o ministrante Tomás Fleck Ferreira é sócio-produtor do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA) — primeiro festival focado em roteiro na América Latina. Para ele, falar sobre roteiro televisivo é um tema complexo, portanto o curso foi criado justamente para entender melhor esse mundo. Desta forma, a partir do momento em que o Fundo Setorial do Audiovisual abre portas para que haja novos roteiristas no mercado, os mesmos precisam se especializar para realizar projetos que durem mais que uma temporada. Ou seja, é extremamente difícil compreender as diferenças de uma série e um longa-metragem, e também as ferramentas que fazem uma história ser duradoura e — ao mesmo tempo — interessante. Sendo assim, o ministrante afirma que no Brasil não há cursos profissionalizantes específicos para roteiros de série ou roteiros em geral e isso dificulta que o trabalho do profissional seja bem-sucedido. “Normalmente há cadeiras na faculdade, mas os realizadores precisam de bem mais estudo e tempo para se tornar um roteirista profissional e lidar com um produto que pretende durar anos”, completa.
Fleck conta que a expectativa para esta próxima edição é de que os alunos possam compreender as principais ferramentas que tornam uma série realmente boa, e que sejam capazes de analisar esses programas. Consequentemente, eles poderão vê-las através das ferramentas aprendidas no curso e, assim, continuar evoluindo como roteiristas. “Ao final do curso, eles poderão compreender as razões pelas quais uma série faz sucesso ou o porque deles gostarem tanto dela”, afirma.
A programação inclui desde introdução ao universo ficcional seriado, roteirização e processo de escrita, até a produção executiva e roteiro. As inscrições podem ser feitas através do site com valores de R$813 para público em geral e R$715 para alunos e diplomados da Universidade.