Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS +
9 de agosto de 2017

Curso ensina amantes de séries a virarem roteiristas

Atividade de extensão está com inscrições abertas até o dia 10 de setembro
Por Mariane Castilhos
(Foto: Letícia Monteiro e Luísa Zelmanowicz)

A constante evolução das séries de TV também é assunto no curso (Foto: Letícia Monteiro e Luísa Zelmanowicz)

O curso de extensão Roteiro para série de TV – criação, desenvolvimento e venda está em sua 3º edição e com inscrições abertas até o dia 10 de setembro. Promovidas pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, as aulas são destinadas a alunos e ex-alunos da instituição, interessados em TV, cinema e na arte de contar histórias.

A atividade busca apresentar os conceitos práticos e teóricos no que se refere a criação, desenvolvimento, roteirização e venda de um projeto completo de série de TV. O curso acontece na sala 303 do prédio 7, nas segundas, terças e quintas-feiras, das 19h às 22h15min entre os dias 11 e 21 de setembro.

Com um currículo extenso, o ministrante Tomás Fleck Ferreira é sócio-produtor do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA) — primeiro festival focado em roteiro na América Latina. Para ele, falar sobre roteiro televisivo é um tema complexo, portanto o curso foi criado justamente para entender melhor esse mundo. Desta forma, a partir do momento em que o Fundo Setorial do Audiovisual abre portas para que haja novos roteiristas no mercado, os mesmos precisam se especializar para realizar projetos que durem mais que uma temporada. Ou seja, é extremamente difícil compreender as diferenças de uma série e um longa-metragem, e também as ferramentas que fazem uma história ser duradoura e —  ao mesmo tempo —  interessante. Sendo assim, o ministrante afirma que no Brasil não há cursos profissionalizantes específicos para roteiros de série ou roteiros em geral e isso dificulta que o trabalho do profissional seja bem-sucedido. “Normalmente há cadeiras na faculdade, mas os realizadores precisam de bem mais estudo e tempo para se tornar um roteirista profissional e lidar com um produto que pretende durar anos”, completa.

Fleck conta que a expectativa para esta próxima edição é de que os alunos possam compreender as principais ferramentas que tornam uma série realmente boa, e que sejam capazes de analisar esses programas. Consequentemente, eles poderão vê-las através das ferramentas aprendidas no curso e, assim, continuar evoluindo como roteiristas. “Ao final do curso, eles poderão compreender as razões pelas quais uma série faz sucesso ou o porque deles gostarem tanto dela”, afirma.

A programação inclui desde introdução ao universo ficcional seriado, roteirização e processo de escrita, até a produção executiva e roteiro. As inscrições podem ser feitas através do site  com valores de R$813 para público em geral e R$715 para alunos e diplomados da Universidade.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org