Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS +
7 de outubro de 2014

Curso ensina como se tornar um Freelancer Internacional

Fernanda Morena é a ministrante. Inscrições se encerram dia 7 de novembro
Por Jhonathan Rath
Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Acontece neste segundo semestre, na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, o curso Freelancer Internacional: Como se tornar um. Coordenado pelo professor da faculdade Alexandre Elmi e ministrado pela jornalista Fernanda Morena, o projeto visa apresentar aos alunos formas e táticas de construir uma carreira internacional como freelancer, explorando o mercado não tradicional do jornalismo e apresentá-lo como um modo alternativo à carreira fora do país.

Para o professor Elmi, a história do Jornalismo internacional define-se tanto pelas agências de notícias, quanto pelos correspondentes dos veículos de comunicação. Entretanto, ele destaca a participação dos freelancers nesse processo. “Um personagem que sempre esteve presente foi o freelancer, que não tem o vínculo tradiconal com uma agência de notícia ou com um veículo, mas circula pelos locais em que se realiza a cobertura e produz conteúdo, depois vende para quem está disposto a comprá-lo”, comenta Elmi.

O Freelancer Internacional: Como se tornar um é destinado, principalmente, aos alunos de Jornalismo. O público-alvo, contudo, também atinge profissionais já formados na área jornalística e em Relações Internacionais.

Segundo a ministrante do curso Fernanda Morena, ele é uma forma de chegar à carreira internacional mais rápido, sem precisar ficar anos dentro de uma redação. “Mais do que preparar o aluno para o mercado, será uma forma de prepará-lo para seguir algo independente, às vezes, até mesmo o sonho de morar fora, e fazer da experiência uma forma de desenvolver a carreira em jornalismo”, afirma.

O cronograma do curso foi dividido em três módulos. No primeiro módulo são introduzidos cinco tópicos de estudo: Preparação Local, Portfólio, Estabelecimento Local, Criação de Clientela e Relações Sociais. No módulo II há quatro itens previstos para serem estudados: Pautas, Reportagem, Edição e Trabalhos Extras; e, por último, no terceiro módulo serão debatidos dois pontos: Como expandir a rede e o que fazer com a experiência. “Ao pensar no conteúdo programático, pensei em módulos que explorem a preparação antes de sair do país, chegando no país de destino, organizando uma rede de trabalho e produzindo as pautas, até como cobrar por uma matéria”, explica Fernanda Morena. As aulas serão expositivas e terão como base a experiência profissional da ministrante, que atuou como freelancer durante um tempo na China.

“O curso tem muito da Fernada. Na verdade, ele é todo baseado na experiência dela. Queremos apresentar aos alunos um profissional que conseguiu estabelecer-se no mercado de trabalho”, ressalta Elmi.

Tanto para Fernanda Morena quanto para Alexandre Elmi, o que se observa hoje é um aumento da presença dos freelancers no cenário de cobertura internacional, especialmente, em zonas de risco, como a Síria, a Faixa de Gaza e a Ucrânia. “Os grandes veículos de comunicação tem reduzido suas equipes no exterior, optando comprar conteúdo, quando necessário, de agências ou de freelancers”, esclarece o professor.

As inscrições se estendem até 7 de novembro, entretanto, no site, elas só podem ser feitas até o dia 3 do mesmo mês. A partir desse período, elas serão realizadas presencialmente, na sala 112 do prédio 15, na Educação Continuada. As aulas acontecerão nos sábados, das 8h às 12h25min, no prédio 7. São cinco encontros, que iniciam no dia 8 de novembro e terminam em 6 de dezembro. O investimento, para o público em geral, é de R$414,00; mas, para quem é aluno ou diplomado da PUCRS, o preço cai a R$372,00. Professores, técnicos administrativos e funcionários de empresas estabelecidas da universidade também recebem desconto na taxa.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org