Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS+
9 de setembro de 2014

Inscrições para curso Jornalismo Investigativo Digital encerram nesta sexta-feira

Jornalismo Investigativo Digital terá formato de Educação a Distância
Por Rafael Timm
Coordenador dos Cursos de Extensão do Famecos+: Professor Alexandre Claser Elmi. Foto: Maia Rubim/ Famecos/ PUCRS

Coordenador dos Cursos de Extensão do Famecos+: Professor Alexandre Claser Elmi. Foto: Maia Rubim/ Famecos/ PUCRS

A primeira experiência da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) na área de educação a distância (EAD) ocorre no curso de extensão Jornalismo Investigativo Digital, do selo Famecos+. “Estamos nos preparando para atuar nesse segmento, devido à grande amplitude que ele pode atender”, afirma o diretor, João Guilherme Barone. O público-alvo são alunos e profissionais de Jornalismo e Direito, operadores da Justiça, policiais e instituições que utilizem a investigação como técnica de trabalho. As inscrições se encerram  nesta sexta-feira (26). A carga horária é de 20 horas/aula, entre 6 e 20 de outubro, ministradas por Leandro Demori, com a coordenação do professor da Famecos Alexandre Elmi. O investimento é de R$ 300 para o público em geral. Alunos PUCRS, diplomados e funcionários tem desconto.

O curso visa qualificar os alunos no uso de banco de dados temáticos e especializados, como o Departamento de Ordem Social a Política (DOPS), Federal Bureau of Investigation (FBI), justiça brasileira e americana, entre outros. O formato EAD concilia o meio digital em que ele está inserido. Para Barone, será cada vez mais normal a oferta de cursos nesse modelo, tanto da graduação quanto de extensão e especialização. O programa trata de técnicas de investigação, utilizando recursos digitais, acesso a banco de dados e cruzamentos de informações. “Há um módulo que trabalha com a navegação segura, proteção de informação e criptografia, que são preocupações que existem em relação ao jornalismo investigativo atualmente”, explica o coordenador  Elmi. As aulas acontecem no Ambeinte Virtual de Aprendizagem Moodle, com leituras e vídeos gravados pelo professor para assuntos que necessitem da explanação tradicional, assim como as atividades avaliativas.

O atual momento do jornalismo é de reformulação provocada pela capacidade de qualquer pessoa produzir informação. O desafio é se reinventar. A tradição jornalística de investigação não é recente. A grande revolução que a tecnologia está proporcionando são as bases eletrônicas, acesso a documentos públicos e cruzamento de dados. “Vivemos a era de ouro do jornalismo investigativo. É importante que a faculdade disponibilize meios que permitam, para quem está aqui e no mercado, aperfeiçoarem-se nessa área”, analisa Elmi.

O ministrante Leandro Demori é formado em jornalismo na Famecos, especializado em jornalismo investigativo com ênfase em máfia pela Associação de Jornalismo Investigativo de Roma (Itália) e certificado como Investigador Web pela City Univertsity London (Inglaterra). Criou o blog A Nova Corja, indicado pela rede de televisão alemã Deustche Welle como um dos principais blogs de língua portuguesa do mundo. Trabalhou em diversos veículos de comunicação, como TV Globo, Revista Isto É, portal Terra, Zero Hora, Rádio France International, entre outros. Realizou reportagens sobre as máfias Cosa Nostra, na Sicília, e ‘Ndrangheta, na Calábria.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org