Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS +
28 de julho de 2014

Curso prepara para cobertura das eleições 2014

Aulas começam no dia 16 de agosto e ocorrem aos sábados
Por Jhonathan Rath
Alexandre Elmi, à esquerda, conversando sobre o curso Cobertura das Eleições 2014 com Rafael Timm, meio, e Jhonathan Rath, à direita (Foto: Maia Rubim)

Alexandre Elmi (E) coordena o curso Cobertura das Eleições 2014 (Foto: Maia Rubim)

O curso Cobertura das Eleições 2014, que acontece neste segundo semestre na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, busca preparar profissionais de mídia, estudantes de comunicação social e assessores de comunicação que trabalharão direta ou indiretamente na cobertura das eleições de 2014. O mercado de trabalho exige um aprimoramento no exercício das funções em períodos eleitorais. A demanda por orientações para a atuação da imprensa na divulgação e realização deu forma a esse programa.

As inscrições se estendem até 15 de agosto, mas só podem ser feitas pelo site  até o dia 11 do mesmo mês. Após esse período, somente de forma presencial, no atendimento da Educação Continuada, na sala 112 do prédio 15. As aulas acontecem durante cinco sábados, de 16 de agosto a 13 de setembro, na sala 205 do prédio 7, das 8h às 11h35min. O valor do investimento é R$ 622, para o público em geral, e R$ 559 para alunos e diplomados da PUCRS (mediante a apresentação do cartão de diplomado). Também recebem desconto professores, técnicos administrativos e funcionários de empresas estabelecidas da PUCRS.

Coordenado e ministrado por Jônatas Oliveira da Costa e Rafael Morgental Soares, o curso objetiva qualificar o profissional na cobertura de eleições, interando-o acerca da legislação eleitoral vigente em 2014 e instruindo-o a respeito do papel de cada instituição ligada ao pleito, especialmente, o da Justiça Eleitoral. Além disso, os alunos são orientados sobre como acessar as informações públicas disponíveis nos diversos canais de comunicação na Justiça como base para produzir material jornalístico.

“Queremos tratar das regras jurídicas, especialmente as que se aplicam à comunicação. Mostrar o que pode e o que não pode com relação a cada veículo”, comenta Alexandre Elmi. Segundo o professor, outro fator importante é apresentar aos alunos o que o candidato está autorizado a fazer na propaganda política.  “Justamente para que o jornalista possa observar e fazer as denúncias, caso o candidato não esteja cumprindo as regras”, ressalta. Para Jônatas Oliveira da Costa, um dos ministrantes do curso, a eleição é um dos eventos que recebem mais atenção da mídia em todo o Brasil e, participar da cobertura de um acontecimento desse porte, é um marco na carreira de qualquer jornalista.

Para Oliveira, há algumas carências no processo de apuração jornalística durante o período eleitoral, que vão desde a pauta até a obtenção de informações estatísticas e jurídicas. “Tudo isso pode auxiliar no desenvolvimento de uma reportagem”, acredita, lembrando que outra dificuldade da imprensa neste tipo de cobertura está na linguagem jurídica, tema que também será tratado no curso.

A programação abrange desde os principais eventos de 2014 até a responsabilidade e consequências por descumprimento da lei, passando pela função das assessorias de imprensa em organizações governamentais, como o Tribunal regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fontes jornalísticas, produção de entrevistas e notícias.

Jônatas Oliveira diz que as aulas serão expositivas e que consistirão em exemplos de sua experiência profissional. “Esclareceremos as dúvidas – que costumam ser muitas – de quem trabalha ou pretende trabalhar na mídia em períodos eleitorais”. Oliveira chama a atenção para os conteúdos, que serão apresentados de forma que, na medida do possível, acompanhem as datas relacionadas ao Calendário Eleitoral 2014. Desta maneira, temas como analisar os pedidos de registro de candidaturas e a propaganda eleitoral em rádio e TV devem ganhar destaque nas primeiras aulas, e os preparativos da Justiça Eleitoral para o dia da eleição, por exemplo, serão abordados mais para o fim do curso.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org