Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CINEMA
23 de agosto de 2013

Curta de professor da Famecos é premiado em Gramado

"Os Filmes estão Vivos", coproduzido por Fabiano de Souza, ganha Prêmio Especial do Júri
Por Calvin Pontel
(Foto: Cassiana Martins)

(Foto: Cassiana Martins)

Mais um Kikito para enfeitar a prateleira de Fabiano de Souza. Este foi o resultado de Os Filmes estão Vivos, curta-metragem premiado no Festival de Cinema de Gramado, que fez o cineasta e professor da Famecos levantar a estatueta pela terceira na carreira. Coproduzido por Milton do Prado, coordenador do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos, o curta apresenta um diálogo bem intimista, tendo Paris como cenário.

Com formato de documentário, Os Filmes estão Vivos retrata conversas e discussões entre típicos cinéfilos na capital francesa, dentre eles, Enéas de Souza, crítico de cinema e pai de Fabiano. “Trabalhamos com a ideia de um filme de família, misturado com diário de viagem”.

Girando em torno de uma certa cinefilia por parte dos envolvidos, as conversas presentes, além de abordarem a seis sessões assistidas, tornam-se uma verdadeira reflexão sobre a vida e sobre o que é ver a fazer cinema no dias de hoje. “Como os filmes entram dentro do nosso documentário, tem uma série de questões que tentamos dar um melhor sentido, ou seja, conversar com  meu pai de uma maneira que ele falasse coisas que provavelmente nunca falou antes e talvez não fale depois. Procurar esses momentos únicos”, revela Fabiano.

Além da gratificação de ganhar o prêmio, Fabiano comenta o propósito de fazer um filme  mostrando o principal hábito de qualquer fã de cinema.”Uma das coisas mais legais de fazer, cinéfilos ou não, é ver um filme e discutir sobre esse filme depois. Tentamos passar esse calor. É esse pensar junto que o filme procura passar, mas sem levar isso tão a sério. O filme trabalha com a possibilidade de tirarmos sarro do que estamos fazendo”.

Ganhador também nos anos de 1996 e 2004, o cineasta teve a oportunidade, desta vez, de ser prestigiado mostrando um trabalho não só voltado para o documentário, mas também mirando o lado pessoal. “Foi muito interessante. Ganhamos o Prêmio Especial do Júri, o prêmio da crítica, que é o troféu Cidade de Gramado e, ao mesmo tempo, recebemos convite para vários festivais”.

Os Filmes estão Vivos será lançado no dia 14 de setembro, na sala PF Gastal, no terceiro andar da Usina do Gasômetro, às 19h30. Todos estão convidados. A entrada é franca.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org