Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TECCINE
26 de outubro de 2011

Curta-metragem de ex-aluna da Famecos será exibido na RBS TV

Por Adriano Pinzon
Iuli em frente a casa de Julieta, em Verona (Itália), nas gravações de Sapore d'Italia (Foto: Bruno Polidoro)

Iuli em frente a casa de Julieta, em Verona (Itália), nas gravações de Sapore d’Italia (Foto: Bruno Polidoro)

Em entrevista ao Espaço Experiência, a ex-aluna do TECCINE da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUCRS, Iuli Gerbase, contou sobre suas produções e seu futuro profissional. “Folha em branco”, seu mais recente curta-metragem, vai ao ar nesse sábado (29), no Histórias Curtas da RBS TV.

Espaço Experiência: Iuli, na conclusão do curso de Produção Audiovisual, tu e teus colegas realizaram o curta “Tricô e Pitangas”, que retrata a vida de um asilo. Como foi a produção?
Iuli Gerbase: O Tricô e Pitangas foi todo realizado pelos alunos do curso e pago pela universidade, com atores contratados, e teve produção da PUCRS. Foi gravado em abril do ano passado.

EE: O filme recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Gramado, que foi escrito por ti. Como foi a recepção do prêmio?
IG: Foi muito boa! Foi o primeiro festival que o curta concorreu. Não esperávamos tanto por um filme realizado para conclusão do curso, na Famecos. O reconhecimento é muito gratificante, as pessoas começam a saber que eu faço roteiros, não só a direção das produções. Crêem que eu tenho potencial.

EE: O curta está concorrendo em outros festivais?
IG: Sim. Mas ainda não tenho resposta, porque estão começando a selecionar os curtas.

EE: Trabalhaste na produção de Sapore d’Italia, da RBS TV. Como foi o trabalho, as gravações?
IG: Em Sapore d’Italia eu trabalhei como assistente de direção. As gravações do Sapore foram feitas com uma equipe mínima, básico do básico, mas contou a participação de equipe italiana. Gravamos durante três semanas na Itália, e o restante foi gravado em Bento (Gonçalves). Foi um intercâmbio muito bom.

EE: Sobre o teu novo curta-metragem, Folha em Branco, que vai ser exibido no Histórias Curtas, o que conta a história?
IG: Folha em Branco foi produzido pela Besouro Filmes, e conta sobre três pessoas que ficam presas em um elevador: um entregador de pizza e dois vizinhos, onde um desses estava indo para a beira do Guaíba para escrever a história de um pescador. Como fica trancado, recebe a ajuda dos outros dois para escrever. É uma história de aproximação. A questão do enredo tem até um pouco a ver comigo. A qualquer hora e lugar eu estou escrevendo, tendo ideias.

EE: Esse curta contou com uma trilha sonora feita pelo Marcos Bombardelli. Como foram os contatos e o processo de gravação?
IG: O Marcos é meu professor de música desde que tenho 8 anos, e ele fez um curso de trilhas sonoras, e sempre falava que queria fazer a trilha de um trabalho meu. O que era pra ser uma música viraram seis. O trabalho foi muito legal, o pessoal do Bunker Studio caprichou na pós-produção. Teve uma colaboração conjunta.

EE: E projetos novos, algum em mente?
IG: Consegui o apoio do Fumproarte (Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre) para o próximo trabalho. Será um curta-metragem de ficção científica, chamado Férias.

EE: E o que conta?
IG: Fala sobre um homem que vive no futuro, que pesquisa sobre o surgimento da vida. Ele está exausto e o chefe concede férias a ele. Para relaxar, ele usa um método um tanto estranho.

EE: Como tu vê o mercado do audiovisual?
IG: Bem complicado. É difícil ganhar dinheiro com curtas. Com isso, fica a opção de se trabalhar com produção de seriados de TV.

EE: E o que tu acha da produção de seriados? Pretende trabalhar com esse segmento?
IG: É bacana. Assisto muitos seriados e gosto de desenvolver personagens. Tô com um projeto de comédia e outro de drama.

EE: Como é retornar aqui na Famecos depois de formada?
IG: É estranho. Foram só dois anos e meio de curso. Foi tudo muito rápido, mas a pessoa cresce aqui dentro. Se pegar a primeira e última foto da minha turma, todo mundo mudou muito.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org