Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CINEMA
22 de outubro de 2014

Curta-metragem Limbo será exibido nesta quarta-feira

De ex-aluno da Famecos, filme se insere no Projeto Curta um Conto, da Faculdade de Letras
Por Julian Schumacher

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo a analogia proposta pelo escritor argentino Júlio Cortázar (1914-1984), um dos mais influentes nomes da literatura latino-americana do século XX, a arte de escrever, particularmente no caso dos gêneros romance e conto, é passível de ser comparada ao boxe. O ponto em comum se situaria na questão estratégica, em como se obter sucesso no texto: no romance, vagaroso, arrastado, a vitória vem por pontos. Já no conto, ágil, quase fugaz, se ganha por nocaute. Com intensidade, portanto. No universo do cinema, esta característica é imprescindível aos curtas-metragens, que pela reduzida duração, possuem um ritmo bastante peculiar. O curta-metragem Limbo, do ex-aluno da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) Fernando Mantelli, é exibido no projeto Curta um Conto nesta quarta-feira (22), às 18h, na Arena da Faculdade de Letras, prédio 8, sala 222. A atividade vale como horas complementares. O curta foi inspirado no conto Visor, do escritor norte-americano Raymond Carver. 

Há discordância na definição de quantos minutos um filme nesse formato pode possuir. De acordo com as normas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organização norte-americana que, entre outras coisas, concede anualmente o Oscar, um curta deve ter até 40 minutos. Contando com os créditos. No Brasil, a letra fria da “Lei do Curta” estabelece um limite menor: não mais do que 15. O dicionário Houaiss, que não regulamenta nada, mas serve como instrumento de ilustração de conceitos, ideias e assuntos, diz que tal modelo de película não deve se prolongar mais do que meia-hora.

Seja como for, existe um projeto em Porto Alegre que reúne cinema e literatura e que não está exatamente preocupado com essa discussão de tempo. O “Curta um Conto”, organizado pelo Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar de Literaturas em Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da PUCRS, existe desde 2011 sob a coordenação dos professores doutores Paulo Ricardo Kralik e Ricardo Barberena, que destacam os esforços conjuntos de consultoria e mediação de Camila Gonzatto e Luís Roberto Amabile, respectivamente.

A ideia, basicamente, é o intercâmbio das duas expressões de arte, através da exibição de curtas-metragens que sejam baseados em histórias literárias. Por questões de narrativa, contos costumam ser o objeto de inspiração. Conforme Kralik, a iniciativa mantém o foco nas produções locais e apresenta uma receptividade positiva, tanto do público, quase sempre formado por estudantes de diferentes campos, quanto do próprio pessoal que mostra seu trabalho. A sistemática do projeto começa com a leitura de trechos da obra referência. Logo após, o curta é exibido e ocorre um debate sobre ele. Segundo Kralik, os alunos têm a oportunidade de questionar como ocorreu a adaptação do conto à linguagem cinematográfica. Isso é interessante também para quem exibe o filme, que pode esclarecer as soluções narrativas de cada etapa”, avalia. Cerca de 15 curtas-metragens já foram expostos nos últimos três anos, e, atualmente o ritmo é de uma apresentação por semestre.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org