Nos dias 7 e 8 de maio acontece a primeira edição da Mostra Universitária de Curtas (MOUC), na Sala P.F. Gastal na Usina do Gasômetro. Dois curtas feitos por ex-alunos do curso de Tecnologia em Produção Audiovisual (Teccine) da PUCRS participarão da Mostra. Rocco, de Filipe Matzembacher, e Depois da Pele, de Márcio Reolon e Samuel Telles serão apresentados na quarta-feira (8), a partir das 19h.
O evento tem como objetivo integrar estudantes produtores de audiovisual e quem se interessa por cinema. A Mostra selecina apenas produções feitas como exercício ou atividade prática durante alguma disciplina na faculdade e trabalhos exibidos apenas em aula e na internet. A MOUC pretende estimular a produção audiovisual e levar os curtas para a tela dos cinemas, para chegar aos olhos do público fora da sala de aula.
“Rocco é um falso-documentário sobre um rapaz que influencia toda uma geração”, explica Matzembache. A ideia surgiu do interesse dos roteiristas em contar a história de uma personagem que fosse uma metáfora para a história do rock’n roll. Em 2011, Rocco venceu o prêmio de Melhor Curta-Metragem da 1ª Mostra de Vídeo Universitário da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Depois da Pele fala sobre intimidade, casais em momentos logo após o sexo conversando sobre suas relações. “É um filme onde o todo fala mais que o individual”, explica Telles. São cinco casais que conversam, porém as conversas isoladas representam pouco, “é a somatória dos 5 que dão o clima e o sentimento que queríamos passar” conclui ele. Em 2010 Depois da Pele ficou em terceiro lugar no prêmio de Melhor Filme no 1º Festival Nacional de Cinema Universitário da Bahia.
As sessões da Mostra Universitária têm entrada franca. A programação completa pode ser conferida no site.