Nesta sexta-feira (01/07), os alunos de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS promovem mostra de curtas. A sessão começa às 20h, no auditório do prédio 7, com exibição de 6 filmes e tem entrada franca.
Com orientação dos professores Glênio Póvoas e Gustavo Spolidoro, os alunos do 7º semestre da disciplina Cinema II produziram os curtas: Epitáfio, O Pequeno Guto, Instruções para dar corda ao relógio, A Grande Biblioteca, Ela espera e CONTROL+Z.
No primeiro, transparece a nostalgia de uma perda sem volta, na vida de um casal jovem contemporâneo, com atividades paralelas e afazeres comuns. A autora Vanessa Freitas passa aos espectadores uma trama que alia mistério a emoção, num roteiro dirigido por Gabrielle Toson, estrelando Karine Krause e Marcello Crawshaw.
No segundo, um pai desleixado, uma mãe histérica e uma criança perturbada pela crise conjugal dos pais protagonizam uma noite de tensão vivida por uma família em ruínas. Dirigido por Paola Kremer, “O Pequeno Guto” é uma adaptação do conto de Carlos Gerbase, estrelado por Jeferson Kozenieski, Cris Clezar e Jean Clezar.
Em “Instruções para dar corda ao relógio”, livre adaptação do conto homônimo de Julio Cortazar, um relógio antigo, que narra o curta, fala da relação de dependência do homem com o tempo a partir do aniversário de Camilo, jovem que tem como bem mais precioso um relógio de corda herdado do avô. O curta é dirigido por Nathalia Rech e estrelado por João Pedro Wapler.
“A Grande Biblioteca” resgata a predestinação de Camilo e Camila em casarem e unirem as bibliotecas das famílias. Após a morte do marido, Camila visita o local pela primeira vez após o fato e, acompanhada pela filha, Mariana, descobre outro aspecto da paixão de Camilo pelos livros. O curta é protagonizado por Graça Garcia e Fernanda Carvalho Leite e o roteiro é de Cristine Kist, adaptado de um conto de David Coimbra. A direção é de Idiana Tomazelli.
“Ela espera” trata da história de uma mulher solitária que frequenta um bar que está sempre vazio. Ela flerta com o dono desse bar mas nada acontece, na verdade ela vê nele a imagem de um pai. A direção é de Liege Ferreira e o roteiro de Gabriela Traple e Júlia Tarragó.
“CTRL + Z” é sobre uma escritora com dificuldades de terminar seu livro. Depois de uma conversa com seu ex-namorado, ela toma algumas decisões importantes para sua vida. Dirigido por Rafaela Ely, roteirizado por Rafaela Ely e Samela Lauz e protagonizado por Manuela Albrecht e Bruno Krieger Martins.