Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PALESTRA
17 de agosto de 2017

Curvello debate pensamento sistêmico e comunicação organizacional

Evento foi organizado pelos alunos do Grupo de Estudos em Comunicação Organizacional da Famecos
Por Victor Eduardo Siviero Alves

Professor Dr. João José Azevedo Curvello participa de reunião aberta do Gecor (Foto: Júlia Brasil)

A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS sediou, na última sexta-feira (11), o evento sobre Pensamento Sistêmico e Comunicação Organizacional, elaborado pelo Grupo de Estudos em Comunicação Organizacional (Gecor), coordenado pela Profa. Dra. Cleusa Scroferneker, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM).

O acontecimento contou com a participação especial do prof. Dr. João José Azevedo Curvello, atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Curvello é jornalista, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

O evento foi dividido em dois momentos. No turno da manhã, o convidado participou de uma reunião aberta para falar sobre o tema com os alunos. Já no período da tarde, Curvello realizou a palestra na qual trouxe temáticas como: a Teoria dos Sistemas Sociais, as abordagens sistêmicas na comunicação e nos estudos organizacionais, a evolução do pensamento sistêmico, os novos desafios para a pesquisa em comunicação e as diferenças entre o pensamento tecnicista e sistêmico. Segundo ele, o Brasil enfrenta uma resistência muito grande em compartilhar um diálogo sobre comunicação organizacional. “A Europa é muito aberta para o tema. Nós ainda somos fechados”, avalia. Para exemplificar, Curvello coloca a associação com o positivismo e o funcionalismo, a vinculação com a cibernética de primeira ordem, a relação com a teoria da informação e a falta de acompanhamento da evolução do pensamento sistêmico como os principais motivos pelos quais a resistência ainda existe.

Esq. para a dir. Lidiane Amorim, Rosângela Florczak e João José Curvello que participaram de painél de discussão após a palestra Comunicação Organizacional e Pensamento Sistêmico (Foto: Lenara Pothin)

O professor também apresentou a nova lógica sistêmica, que afirma que todo pensamento sistêmico é, inicialmente, um sistema fechado. Para ele, a evolução desse pensamento está associada com o surgimento da cibernética 2.0. “O observador, agora, observa”, explica. Para embasar a sua teoria, Curvello utilizou o estudo de Autopoiese, introduzido no meio social pelo sociólogo alemão Niklas Luhmann. Nesse sentido, ele explica que o pensamento tecnicista é a busca da verdade absoluta e anula a subjetividade, enquanto o pensamento sistêmico parte da verdade para a verdade “partilhada”. “O indivíduo sozinho não faz comunicação”, defende.

Após a palestra, a Doutora em Comunicação, Rosângela Florczak, professora universitária e consultora em Comunicação Corporativa, e Lidiane Amorim, Assessora de Comunicação e Marketing da PUCRS, foram convidadas a se juntar ao palco do auditório da Famecos para realizar um painel debate com Curvello. Rosângela defende que a vida de pesquisador se constrói por meio da comunidade e afirma que o jornalista está na contramão da ansiedade do mundo científico. “Ele é uma referência de que existe a possibilidade de fazer ciência com calma”, diz. Lidiane destaca a importância da palestra e exalta o Gecor, lembrando do seu tempo no projeto. “Eu olho para vocês e penso em como eu gostaria de ter feito isso que vocês estão nos proporcionando”, conclui. Vale ressaltar que o evento foi produzido pelos alunos do Grupo de Estudos, sendo representado pelas alunas Luciana Gomes e Francielle Falavigna.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org