Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
HISTÓRIA DA ARTE
27 de maio de 2015

Da sala de aula para o museu

Alunos do primeiro semestre visitam galerias no projeto "Diário de Bordo no Facebook"
Por Júlia Aguiar
Foto: Joana Berwanger

Professora Paula Puhl ministra a disciplina em sala de aula (Foto: Joana Berwanger)

Diário de Bordo no Facebook. Esse é o nome do trabalho realizado por alunos do primeiro semestre na disciplina de Estética e História da Arte, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A proposta da professora Paula Puhl é mobilizar as turmas em torno dos museus da capital. Os grupos, de no máximo oito componentes, deveriam escolher uma galeria de arte para visitar e, em seguida, criar uma página no Facebook para publicar as informações sobre o local escolhido.

A professora disponibilizou uma lista com o nome dos museus que deveriam ser visitados, para que cada equipe escolhesse um. A lista contemplava: Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Arte Contemporânea (MAC-RS), Fundação Iberê Camargo e Museu Julio de Castilhos. No dia da visita, os alunos tinham a tarefa de analisar uma obra de arte. Os componentes também entrevistaram cinco pessoas sobre o quanto entendem de arte e com que frequência visitam museus.

Na página do Facebook, o grupo produziu posts para apresentar o museu/galeria (com textos e imagens), além de fotos e informações sobre a obra escolhida (autor, os movimentos ou as escolas que o inspiraram, materiais utilizados e tamanho da peça) e os depoimentos dos entrevistados. A professora Paula também pediu que todos fizessem relatos individuais sobre a experiência.

Paula conta que o trabalho tem como finalidade despertar nos alunos um olhar crítico sobre a arte. “O objetivo principal é levar os estudantes ao museu e fazer com que eles olhem o lugar de forma diferente, não só como lazer ou como uma atividade de entretenimento”, diz. Ela explica que o Facebook foi escolhido como ferramenta de produção pois os jovens já estão familiarizados com este ambiente.

Os alunos de Publicidade e Propaganda Leonardo da Silveira Martins Filho e Eduardo Feine acreditam que a experiência foi muito positiva. Martins Filho visitou o MARGS e diz que não está acostumado a frequentar museus. “Achei muito interessante porque fez com que eu aprendesse a valorizar a arte”. Feine lembra que conhecia o local escolhido pelo grupo, o Iberê Camargo. Mas, desta vez, olhou o lugar a partir de um novo ponto de vista. O aluno ainda destacou a forma como o exercício foi realizado. “O Facebook é uma ferramenta muito boa para trabalhos como este”, afirma.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org