Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
BATE-PAPO
27 de março de 2013

Daniel Scola conversa com alunos da Famecos

O jornalista dividiu suas experiências como enviado especial
Por Carolina Fortes
Scola é um dos principais enviados especiais do Grupo RBS (Foto: Daniel Scola)

Scola é um dos principais enviados especiais do Grupo RBS (Foto: Guilherme Testa)

Trabalhar na adversidade. Essa é uma das características do jornalista multimídia do Grupo RBS Daniel Scola, que falou nesta terça-feira (26) com os alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O encontro, aberto a todos os estudantes, aconteceu na sala 306 do prédio 7, na disciplina de Jornalismo Internacional, ministrada pelo professor Juan Domingues.

Scola contou, em meio a uma conversa descontraída, sua trajetória profissional e experiências no exterior como enviado especial do Grupo RBS. Formado em jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), iniciou sua carreira na Rádio Gaúcha em 1998. Entretanto, em 2000, interrompeu suas atividades na rádio para embarcar em outro desafio: fazer um mestrado em Jornalismo Internacional na Universidade de Cardiff, no País de Gales, Reino Unido. Após três anos de estudo, voltou a Porto Alegre para retomar suas funções na Rádio Gaúcha.

A primeira cobertura internacional de Scola ocorreu em 1999, quando acompanhou a visita de Olívio Dutra, na época governador do Rio Grande do Sul, por países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Paraguai. Desde então, cobriu eleições presidenciais, como a que elegeu Barack Obama, em 2008, e terremotos, como os ocorridos no Chile e no Japão em 2010 e 2011, respectivamente.

Recentemente, o jornalista foi enviado para cobrir o conclave que elegeu o sucessor de Bento XVI, que aconteceu em março deste ano. Scola foi responsável pela cobertura multimídia do evento. Transmitiu os fatos para os veículos do Grupo RBS, entre eles rádio, televisão e internet, além de produzir matérias para Zero Hora. “Cobertura multimídia é interessante e trabalhosa, se aprende na prática”, ressaltou.

Quando foi convocado para a cobertura no Vaticano, aprofundou-se intensamente no assunto. Com receio de não reconhecer o papa escolhido, estudou o perfil de todos os 115 cardeais. Um dos motivos para tanto trabalho era que a cobertura deveria ser emocionante, devido à importância do evento. “Tinha que estar muito atento à fumaça branca para transmitir o momento da escolha do papa em tempo real”, salientou.

Scola evidenciou, ainda, a importância do rádio em momentos como esse. Segundo ele, é o único veículo de comunicação que pode trasmitir a notícia ao vivo. O grande desafio era, entretanto, sustentar uma boa transmissão, sobretudo em condições adversas, como a temperatura de 2°C e a umidade na Praça de São Pedro, no Vaticano. “A grande sacada da rádio é que tem que dar a notícia ao vivo, no momento em que os fatos se desenvolvem. Do contrário, não transmitimos a grande emoção do momento”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org