Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Filhos da Famecos
9 de outubro de 2017

Daniel Simon: “A Famecos foi uma parte importante na minha vida”

Publicitário hoje atua em uma das maiores agências da Dinamarca
Por Isadora Padoa

Daniel já trabalhou com clientes renomados, como Cola-Cola e Warner Brothers (Foto: Arquivo Pessoal)

A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS forma profissionais para o mundo, e não foi diferente com o publicitário Daniel Simon. Formado há pouco mais de 10 anos, ele atua como diretor de arte digital na Hjaltelin Stahl, uma das agências mais conceituadas da Dinamarca.

 

Na Famecos

 

Daniel conta que estava indeciso antes de ingressar no curso de Publicidade e Propaganda, e, mesmo depois, ainda não sabia muito bem de que maneira exerceria a profissão. “Eu não tinha certeza se era o que eu queria. Na época, nunca imaginei que eu ia parar onde estou hoje”, afirma. A escolha foi catalisada pela ex-namorada, que tirou a outra opção, Ciência da Computação, da cabeça de Daniel: “Felizmente, fui convencido a me tornar um publicitário”.

 

Até hoje, a Faculdade desempenha grande papel na vida de Daniel. Ele revela que, lá, teve a oportunidade de criar um network que usa até hoje. Além disso, conheceu alguns dos seus melhores amigos, cuja parceria sobrevive, inclusive, a distância: “Embora a muitos milhares de quilômetros hoje, pois cada um está em uma cidade diferente, ainda mantemos contato. Quando nos encontramos, parece que nunca deixamos Porto Alegre”.

 

Apesar da hesitação na escolha do curso, Daniel mergulhou de cabeça na Publicidade durante sua estadia na Famecos. Ele recorda que as disciplinas que convergiam alunos de Relações Públicas e Jornalismo proporcionaram amizades e conhecimento em áreas diferentes, mesmo que não fosse esse o seu foco. As matérias mais memoráveis foram as de criação e produção publicitária: “Não é à toa que virei diretor de arte”, conta. A preferência se dá justamente pelo fato de que as cadeiras tendiam a ser práticas, o que proporcionava a Daniel um gostinho do mercado. “Tive muitos professores que me marcaram, especialmente os que ainda trabalhavam em agência. Eram eles que traziam a realidade da profissão para a sala de aula, e, principalmente, problemas práticos que eu viria a enfrentar no mercado de trabalho”, destaca.

 

Memematch é uma iniciativa criada para a Coca-Cola que foi veiculada no YouPix 2012 (Foto: Arquivo Pessoal)

No mercado

 

A carreira de Daniel começou na Famecos, na antiga Agência Experimental de Publicidade e Propaganda (AGEXPP). Lá, ele trabalhava na área do design, projetando capas de livros para a EdiPUCRS e pôsteres para os congressos realizados na Universidade. Logo após, ele passou pela TM Comunicação, onde criava anúncios de jornal para a Drogabel Farmácias e a Fiat Sbardecar. Um pouco antes de se formar, migrou para a Agência São Jorge, convidado por um de seus professores, para atender clientes como a World Study, Bella Gulla e Pizza Hut. Foi depois, na DCS, que teve a oportunidade de experienciar a publicidade em uma grande agência, através de empresas como Coca-Cola, Olympikus e Tramontina. Também passou pela Paim Comunicação, atendendo organizações como Lojas Renner, UniRitter e Cruz Vermelha. Por fim, integrou a equipe da J. Walter Thompson (JWT) para trabalhar com os clientes Warner Brothers e Kit-Kat. Um ano depois, se mudou para Copenhagen, onde, após seis meses de networking, passou a trabalhar na Hjaltelin Stahl, uma das maiores agências da Dinamarca.

 

Um dos cases do qual Daniel mais se orgulha foi realizado junto à Tramontina. Quando ainda atuava na DCS, criou um dos primeiros anúncios interativos para iPad, gadget que recém havia sido lançado. A iniciativa foi veiculada na Revista Época em 2010. Ele conta que, na área da Publicidade, é preciso estar em constante aprendizado: “A propaganda muda muito rápido e você tem que se adaptar. Por exemplo, quando comecei a faculdade, o iPhone ainda nem existia, e seu lançamento mudou o mercado totalmente”.

 

Hoje em dia

 

Atualmente, seu foco é trabalhar com o design digital, que envolve a elaboração de uma campanha e tudo que ela implica, como concepção de plataformas digitais, websites e aplicativos para mobile. Ele afirma que o que mais lhe encanta em poder trabalhar com a Publicidade é a liberdade de criação: “Uma das minhas paixões é o processo criativo e a incessante busca pelo diferente e pelos ideais fora do comum”.

 

Quando solicitado a compartilhar um conselho aos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Famecos, Daniel menciona os slogans de duas marcas que admira: Adidas (Nothing is impossible) e Nike (Just do it). “Se tem algo que aprendi nessa vida é isso: nada é impossível, tu só precisa sentar e fazer”, finaliza.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org