Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
18 de abril de 2016

“De cara me apaixonei pela comunicação”

Diretor regional do SBT, Luís Cruz é formado em Publicidade e Propaganda e Jornalismo
Por Márcia Tomás
Luíz Cruz se formou em Publicidade e Propaganda em 1985 e em Jornalismo em 1986 (Foto: Arquivo pessoal)

Luís Cruz se formou em Publicidade e Propaganda em 1985 e em Jornalismo em 1986 (Foto: Arquivo pessoal)

Sem nenhuma influência familiar, aos 17 anos o atual diretor regional do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Luís Cruz, estava em dúvida sobre cursar faculdades extremamente distintas: Agronomia e Publicidade e Propaganda.  Sem conseguir decidir de imediato, optou então por prestar vestibular para ambos em universidades diferentes. Cursaria o que fosse aprovado. Tinha a certeza que se fizesse Comunicação seria na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, pois essa já era conhecida por sua qualidade de ensino. Em 1981 foi aprovado, ingressou no curso de Publicidade e permaneceu na Famecos por 5 anos e meio, pois também cursou Jornalismo. “De cara me apaixonei pela comunicação” conta ele.

Ao iniciar Publicidade e Propaganda, Cruz também fez algumas cadeiras do Jornalismo o que possibilitou com que concluísse os dois cursos. “Me formei muito cedo na primeira faculdade, não tinha total certeza do que queria e decidi concluir também o Jornalismo, pois senti que seria um complemento”, comenta. Durante seu tempo como estudante, realizou diversos estágios em agências publicitárias, como a Agência 1 e MPM, que mais tarde o contratou. Fala que estagiar foi essencial, pois lhe permitiu aplicar o que aprendia nas aulas e adquiriu experiência de mercado.

“A academia é um bom lugar para errar, pensar nas coisas de maneira mais livre e acertar” reflete o diretor regional do SBT quando questionado sobre seus anos universitários.  Lembra com carinho de alguns professores, como Maria Isabel Smitch, Gagá Celente e  Marques Leonam. Recordações boas na Famecos não faltam e comenta que ao longo de sua carreira se deparou com muitos profissionais graduados pela Faculdade, o que para ele demonstra o tamanho da credibilidade da instituição.

Ao sair da universidade, o profissional atuou principalmente no mercado publicitário, trabalhando em agências. Sua primeira experiência com o Jornalismo veio muitos anos depois de formado, ao coordenar um jornal do interior do Rio Grande do Sul, o que considera uma experiência muito enriquecedora. Em 1991 ingressou no SBT pela primeira vez e lá permaneceu por oito anos. Depois trabalhou na RBS por seis anos, voltou para o SBT e há sete tem responsabilidade total pela emissora no Rio Grande do Sul.

O diretor afirma que ter duas graduações o ajudou muito e  complementou sua formação acadêmica com pós-graduação em Marketing e  Master in Business (MBA), em gestão. Sua rotina de trabalho varia, mas em seus dias “normais” de trabalho, acompanha jornais, analisa a audiência, rentabilidade e supervisiona todas as áreas da emissora.

“O jornalismo e a publicidade já foram muito separados, mas hoje caminham juntos. Veículos de Comunicação se envolvem para ter uma maior integração possível”, explica, ao comentar que promove muito essa integração de setores no SBT pois uma vez por semana realiza um café da manhã com um funcionário de cada área, conversam e trocam ideias.

Cruz fala que se depara com muita gente jovem sem sede de conhecimento, sem curiosidade, sem repertório e sem o fundamental hábito da leitura. Pontua que comunicação é informação e essas características são importantíssimas na área. “O estudante precisa ler, escrever, se informar, assistir televisão, ouvir rádio e acessar a internet aproveitando todo conteúdo disponível. Precisa ser curioso, ter vontade do novo. A informação é a base de tudo e além de bem informado, precisam de repertório. Consumir os meios de comunicação em todas as suas plataformas é um dever do profissional”, finaliza.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (25). O entrevistado é Carlos Kober, formado na Famecos em Jornalismo, em 1983, e em Publicidade e Propaganda, em 1985. Ele lecionou na Famecos e foi um dos criadores do SET Universitário. Hoje, é diretor artístico na Rede Globo e professor no Centro Universitário Carioca (Unicarioca), no Rio de Janeiro.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org