Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
UNIVERSIDADE
1 de novembro de 2012

De jornalista a empresário: Alexandre Santi fala de sua trajetória

Por Fernanda Ribeiro Mazzocco

(Foto: Adriano Pinzon)

Na manhã desta sexta-feira (31), o jornalista e empresário e fundador da agência de conteúdo Fronteira, Alexandre de Santi, conversou com estudantes de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A entrevista coletiva com os alunos foi realizada durante a aula de Jornalismo Online I, coordenada pelos professores Andréia Mallmann e Marcelo Trasel.

Santi foi repórter de economia e política de Zero Hora e responsável por planejar e coordenar o lançamento do caderno ZH Dinheiro. Também fez trabalhos como repórter freelancer no ClicRBS e na rádio Band AM.

Santi contou que optou pelo jornalismo por grande influência do pai e nunca pensou em fazer outra coisa, pois na escola era muito elogiado pelos textos que escrevia. Após trabalhar 10 anos como repórter de rádio e jornal, decidiu fundar a empresa Cartola, em 2010. “Cansei de trabalhar em jornal. É tudo muito quadrado”, critica.

De acordo com ele, a grande influência para abrir a agência de comunicação foi ter trabalhado em uma editoria de economia, quando teve a oportunidade de frequentar palestras e compreender termos específicos. A vontade de manter uma estabilidade financeira e o fato de já estar esgotado das redações dos jornais o impulsionou a abrir o próprio negócio.

A ideia de criar a Cartola surgiu quando era freelancer e sentia  necessidade de dividir as pautas com outras pessoas. “Sair da imprensa é algo que nem todos podem conseguir. A ambição financeira no jornalismo é restrita”, declarou. Porém, a vontade de continuar escrevendo reportagens fez Santi aceitar o convite para ser sócio da agência Fronteira. “Na Cartola eu teria que virar mais gestor de negócios do que repórter, por isso me associei à Fronteira”, justifica.

Santi também debateu com os alunos sobre a polêmica de que a profissão é pouco valorizada. “O dinheiro não está associado ao jornalismo. Em um jornal o lucro não é o que interessa”, definiu. Para o empresário, é preciso beneficiar o produto final e focar na qualidade. “Estou conseguindo atingir o meu objetivo que é sugerir mais pautas e as minhas histórias. Eu faço projeções financeiras, mas não procuro me importar tanto com o lucro”.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org