A relação entre ciência e o jornalismo será tema de encontro promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (PROPESQ) em parceria com a Assessoria de Comunicação da PUCRS (ASCOM). O evento, sediado no Global Tecnopuc, ocorre na terça-feira (19), às 17h e conta com a presença do ex-editor do jornal Folha de São Paulo, Reinaldo José Lopes, e comunicadores, empresários e pesquisadores. O professor da Faculdade de Biociências da PUCRS, Eduardo Eizirik, será o debatedor.
Durante o encontro haverá exposição de painéis sobre a pesquisa na Universidade e os indicadores da PROPESQ. Outras atrações serão a exposição do Catálogo de Pesquisas da PUCRS 2016 e a exibição de vídeos produzidos pelo Núcleo de Audiovisual do Espaço Experiência da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos).
Em relação ao tema do debate, a professora de Jornalismo da Famecos, Karen Sica, entende que essa é uma área complexa. “O jornalista precisa compreender plenamente o assunto abordado. Em contrapartida, o pesquisador deve tornar os termos científicos mais simples para que o profissional da comunicação consiga transcrevê-los de uma forma clara e objetiva para o leitor final”. Nesse ramo, o diálogo entre o pesquisador e o repórter é imprescindível para elaborar a matéria, complementa a professora.
Para saber mais sobre o palestrante acesse o site. Aos interessados em participar do evento podem realizar a inscrição gratuita pelo site.