Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FÓRUM DA LIBERDADE
16 de abril de 2012

Debate aponta educação e infraestrutura como prioridades no Brasil

Por Cristina Fragata
Palestrantes do primeiro painel do Fórum da Liberdade 2012 (Foto: Giovanna Pozzer)

Palestrantes do primeiro painel do Fórum da Liberdade 2012 (Foto: Giovanna Pozzer)

“O Brasil de 2037 será o que fizermos dele”. Foi assim que o presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Ricardo Gomes, respondeu à questão central da 25ª edição do Fórum da Liberdade, durante a abertura do evento, no prédio 41 da PUCRS. Roger Agnelli, André Johanpetter, Vicente Falconi e Guilherme Paulus, com mediação de Carlos Souto, debateram as projeções para o Brasil nos próximos 25 anos no primeiro painel do encontro.

O economista e ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, primeiro palestrante da noite, enfatizou o potencial econômico do país e a perspectiva do papel que pode assumir, com base no exemplo de países como a China, que se transformaram utilizando como principal meio a educação e o empreendedorismo.

Seguindo a linha de Agnelli, Vicente Falconi, consultor de empresas e colunista da revista Exame, ressaltou a importância da educação na construção do país idealizado. “O ser humano aprende. Países e empresas também aprendem. Não podemos ter pressa. O que podemos fazer é levar esse aprendizado ao máximo. O Brasil dos nossos sonhos é consequência disso”, sustentou.

Além da questão da educação, outro ponto de convergência da ideias dos painelistas foi a questão dos problemas de infraestrutura. André Johanpetter, diretor-presidente do Grupo Gerdau, destaca que mais do que ter uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ascendente, devemos ver o reflexo desses números no Índice de Desenvolvimento Humano. “Falta estrutura: de saneamento básico a portos e estradas”, completa. Um caminho para encontrar soluções, para Guilherme Paulus, fundador da agência de viagens CVC, é rever os erros do passado para pensar no futuro.

A noite, além das discussões sobre o futuro do Brasil, foi também de homenagens. Carlos Souto, debatedor do painel, recebeu o prêmio Libertas, e Nelson Sirotsky, presidente do grupo RBS, recebeu o prêmio Liberdade de Imprensa.

Os debates do Fórum da Liberdade continuam nesta terça-feira com mais sete painéis. Acompanhe a cobertura do portal Eu Sou Famecos.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org