Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FÓRUM DA LIBERDADE
13 de abril de 2011

Debate sobre democracia digital marca último painel do Fórum

Por Débora Fogliatto
Marcelo Tas e Marcelo Madureira debatem internet, democracia e censura

Marcelo Tas e Marcelo Madureira debatem internet, democracia e censura

No encerramento do 24º Fórum da Liberdade, o jornalista e apresentador do programa CQC Marcelo Tas e o humorista Marcelo Madureira, em clima descontraído e com ampla participação da plateia, debateram o tema Uma nova democracia digital.

De acordo com Tas, a mídia, assim como as grandes empresas, não pode mais ignorar o cliente. Ao invés disso, deve-se utilizar a internet como um grande aplicativo na comunicação entre esses dois setores. “Não tentem ir contra a corrente da era digital, mas se aproveitem dela”, aconselhou ele.

A repercussão do que a mídia produz, de acordo com ele, é muito grande nos tempos atuais. Utilizando-se de exemplos retirados do Facebook, do Twitter e do Youtube, Tas contou como essas redes ajudam o profissional a se relacionar com o público e de que forma isso pode ajudar no seu trabalho.

Madureira, integrante do grupo Casseta & Planeta, falou sobre a quantidade de informação proporcionada pela internet e a dificuldade de digerir tanto conteúdo. Defensor da liberdade de expressão, ele afirmou que no Brasil “não sabemos lidar com esse direito ainda, e é apenas exercendo-o que aprenderemos a discutir civilizadamente, sem levar os debates para o lado pessoal”.

Tas criticou a televisão aberta brasileira, defendendo a necessidade da criação de uma TV pública de qualidade. Programas como o CQC, que tratam de humor com uma abordagem inteligente, são uma oportunidade de não demonstrar descaso com os jovens espectadores. “As emissoras decaíram quando começaram a subestimar o público”, criticou ele. Para Madureira, programas com as mais diversas formas de entretenimento devem ter espaço na TV.

Tas acrescentou que a internet colabora para a liberdade de manifestação. Para finalizar o debate, o jornalista ressaltou um paradoxo interessante: “quanto mais falamos de sociedade digital, maior é a importância de eventos em carne e osso como este aqui”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org