A deputada federal pelo PCdoB, Manuela D’Ávila, esteve na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS nesta quarta-feira, dia 13 de outubro, para gravar o programa Argumento Contra Argumento, apresentado pelo professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade, Juremir Machado da Silva. Formada em jornalismo pela faculdade, a deputada mais votada do Rio Grande do Sul nesta última eleição diz que sempre quis ser jornalista. “Quando criança, achava que essa profissão tinha o poder de mudar as coisas. Pensava que, contando a realidade, poderia mudá-la”, explicou.
Mas contar não foi o suficiente. Em 2004, aos 23 anos de idade, Manuela tornou-se a vereadora eleita mais jovem de Porto Alegre e iniciou uma carreira política que, embora curta, é marcada por projetos como a Lei dos Estágios, o Vale-Cultura. Hoje, ela é dirigente nacional de seu partido, o PCdoB.
“Da faculdade de comunicação, o que mais me marcou foi a convivência com a diferença. Aqui há uma diversidade de pensamento que é fundamental e inspira a política.”, comentou. Rumo a uma segunda candidatura em Brasília, Manuela dá um conselho aos jovens que desejam ingressar na política: “A maioria dos problemas da política partem do fato de que as pessoas não têm mais sonhos. É preciso, mais do que tudo, acreditar.”