Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
3 de maio de 2016

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa levanta reflexões

Resultados do estudo anual realizado pela ONG Freedom House preocupam
Por Isabella Magedanz Pesce
(Foto: Reprodução)

Acesso à informação e aos direitos fundamentais são temas do evento (Foto: Reprodução)

“Estive a ponto de ser linchado”, diz Luiz Antônio Araújo, jornalista e professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Um dos episódios que marcam seus 29 anos de carreira ocorreu em 3 de fevereiro de 2011, nos protestos contra o governo de Hosni Mubarak, no Egito. Araújo foi o enviado especial do Jornal Zero Hora ao país e sentiu na pele o direito à liberdade de imprensa ser cerceado. Ele estava na manifestação ocorrida na praça Tahrir, no Cairo, àquela altura ocupada por ativistas de oposição ao presidente. As imediações do local estavam sob controle do exército, e foi nessa área que uma turba de simpatizantes de Mubarak atacaram o repórter. “Eu estava entre os 100 jornalistas que foram atacados no local”, conta. O repórter foi ameaçado, roubado e agredido. Prestes a ser linchado, sacou o passaporte do bolso e gritou “sou brasileiro”.  Os agressores então recuaram, receosos com as possíveis implicações de um ataque a um profissional estrangeiro.

Com o objetivo de extinguir situações como a enfrentada pelo jornalista gaúcho, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituiu, já em 1993, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado pela 24ª vez nesta terça-feira (3). Em 2016, o evento comemorativo acontece entre os dias 2 e 4 de maio, em Helsinki, na Finlândia. A programação da cerimônia traz painéis de debate e reflexão sobre a liberdade de informação como direito fundamental e como direito humano, a proteção de liberdade de imprensa frente à censura e a garantia da segurança do jornalismo on-line e off-line.

Destoam das comemorações os resultados do estudo sobre liberdade de imprensa no mundo, divulgado em 27 de abril, pela organização internacional não governamental Freedom House. A pesquisa anual concluiu que a liberdade de imprensa caiu para o nível mais baixo em 12 anos. O relatório avalia o grau de impressão, transmissão e a liberdade da mídia digital em 199 países e territórios. Publicado desde 1980, o estudo fornece pontuações numéricas e narrativas sobre o posicionamento dos países. Também avalia o ambiente legal da mídia, as pressões políticas e os fatores econômicos que afetam o acesso a notícias e à informação.

O relatório mostra a posição dos países em um ranking de 0 a 100. Quanto mais próximo de zero, mais livre a mídia no país. Em 2015, o Brasil alcançou 46 pontos, colocando-se na categoria de parcial liberdade. Ainda que esta terça-feira de maio celebre o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 46% dos meios de difusão de informação ainda não é livre. Sobre a posição do Brasil no ranking, o jornalista e professor da Famecos, Juremir Machado da Silva, explica que, mesmo que não haja censura oficial no país, a democracia brasileira é muito recente e instável. “No Brasil existe tudo. Trabalho escravo, pouca liberdade de expressão, inconsistência política e muita violência.” Para ele, a liberdade da mídia evoluiu desde a ditadura, mas o tratamento aos jornalistas e aos meios de comunicação ainda não é ideal.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é comemorado pelos avanços conquistados e também é lembrado como uma data de reflexão e luta pelos direitos dos jornalistas.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org