O Dia Nacional das Relações Públicas é celebrado em 2 de dezembro. Para a coordenadora do curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Cláudia Moura, a importância da formação universitária não se restringe ao campo de trabalho. “Conhecimento é tudo. A faculdade desempenha um papel fundamental na preparação profissional e pessoal. Os anos que os alunos dedicam na busca da formação no ensino superior são essenciais para a evolução da categoria”.
A Lei 7.197, de 14 de junho de 1984, instituiu a data comemorativa em função do Patrono Nacional das Relações Públicas, Eduardo Pinheiro Lobo, nascido no dia da comemoração, em 1876. Ele ficou conhecido como o “pai das relações públicas”, por ter sido o primeiro no Brasil a criar um departamento de Relações Públicas na Companhia Paulista de Energia Elétrica Light, em 1914.
Lembrada em todo o País, é um dia para valorizar o relações-públicas registrado. “Buscamos a conscientização da sociedade sobre a regulamentação da profissão, a exigência do registro do profissional, bem como a importância dele para as organizações”, comenta a presidente do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (Conrerp) RS/SC, Maria Amelia Maneque Cruz. Para ela, o trabalho do relações-públicas está vinculado ao fortalecimento da imagem da marca das empresas, instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.