Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
18 de setembro de 2017

Diego Almada: “A Famecos sempre teve muito prestígio na esfera da comunicação gaúcha”

O publicitário integrou a turma de 2004/1
Por Victor Eduardo Siviero Alves

Almada trabalhou na empresa Shell Lubrificantes, em Porto Alegre (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma criança muito criativa e com perfil de comunicador. É assim que Diego Almada, publicitário formado pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, considera-se ao comentar sobre a sua influência para cursar Publicidade e Propaganda (PP). “Articulava mil ideias, era envolvido com qualquer projeto de turma de colégio e me jogava em tudo mesmo”, comenta. Acompanhado de dúvidas quanto ao curso que faria na faculdade, Almada explica que sua avó insistia para que ele fizesse administração, no entanto, foi Regina Almada, sua mãe, que o levou para o lado da comunicação. Ela estudava jornalismo na época em que o rapaz estava decidindo o que cursar e o influenciou para que escolhesse a área da Comunicação. Ele relata que, por mais que a mãe adorasse a ideia do filho fazer jornalismo, considerava-o um publicitário nato. “Sempre tive um cruspor PP, os loucões da TV. Acabei me inscrevendo meio que no susto”, brinca.

Decidido quanto ao curso, a escolha da faculdade onde realizar a graduação não foi difícil para o jovem. “A Famecos sempre teve muito prestígio na esfera da comunicação gaúcha. Uma universidade mais focada no vai lá e faz”, conta o comunicador, que explica que achava as outras instituições fracas ou sem a estrutura necessária para a demanda do curso. Era o primeiro semestre de 2004 quando Almada entrou na Famecos. Ver tantas pessoas diferentes gerou um sentimento bom e “maluco” ao mais novo integrante daquele espaço. Para ele, a Famecos era um zoológico, no ótimo sentido da expressão. “É uma diversidade de pessoas, de experiências, de culturas. Gente de terno, dreadlocks, chinelo Havaianas, cabelos rosas, pasta executiva”, ressalta. Por estudar no turno da noite, Almada relembra com carinho do dia da final da Copa Libertadores da América, em 2006, quando a Famecos virou uma “arquibancada” do estádio Beira-Rio. “Era difícil muitas vezes conciliar estádio e aula, lembro de todo mundo ter uma contabilidade de presenças e faltas com medo de reprovar”, conta.

O curso de PP começou muito teórico e, nesse momento, Almada afirma que não conseguiu focar o necessário. Segundo ele, algumas cadeiras práticas e o incentivo de amigos a não desistir da faculdade o fizeram refletir e não abandonar logo cedo. A partir do terceiro semestre, então, tudo mudou: as disciplinas práticas começaram e o estudante conseguia aliá-las aos seus estágios.

Sobre os professores, ele recorda de dois com muito carinho, mas revela que tem uma “sacola de preferidos”. Fernando Azevedo ganha o destaque como uma pessoa brincalhona, amiga e mestre. “Sempre está disponível para ajudar e ensinar o que puder. Até hoje mantemos contato e recorro a ele quando preciso de ajuda. É um paizão”. A professora Neka Machado também marcou a vida do profissional, apesar de ser uma professora de Relações Públicas.

Ao longo da Faculdade, Almada realizou vários estágios. O principal foi quando ele largou tudo para estagiar sem remuneração na Agência Experimental, sob tutela de Azevedo. Nessa oportunidade, ele aprendeu criação e redação com colegas super capacitados. Depois de três meses, produziu um portfólio e foi contratado por uma agência. “Foi o meu start mais forte neste mundo publicitário. Acredito que ali foi onde eu realmente comecei a minha jornada”, explica.

Sem imaginar que Marketing, por causa de números, seria parte da sua vida e o seu futuro, Almada fez uma pós-graduação em Marketing Estratégico e uma especialização em Branding. Trabalhar com marketing, para ele, é complicado pois todo mundo se acha um pouco “marketeiro”. “Aumenta o logo, puxa para direita, troca o azul por laranja, usa mais dinheiro. Quero uma ideia para ontem. Meu sobrinho também mexe com isso”, brinca. Ele revela que algumas pessoas acabam “prostituindo” o mercado e tirando o lugar de muita gente dedicada e talentosa.

Em 2009, Almada fundou a empresa Alma da Comunicação. Ela surgiu de uma ideia de juntar propaganda com resultados efetivos. “Grande parte das agências trabalhavam com comunicações muito inteligentes, humoradas. Eu pensava sempre em como fazer meu cliente ganhar mais dinheiro”, analisa. Com uma veia muito vendedora, como acrescenta, sua empresa abriu as portas para que ele tivesse a oportunidade de começar uma atuação no Marketing focado em varejo nas companhias onde trabalhou. Hoje, o publicitário reside no Paraná, na cidade de Curitiba, e trabalha na rede Bistol Hoteis & Resorts. Ele conta que foi contratado com a ideia de conciliar seus conhecimentos em Marketing para uma indústria muito criteriosa, que foca em qualidade e satisfação do cliente. A faculdade o ajudou muito a ver o panorama mais amplo e entender um pouco de cada departamento. “A Famecos amplifica e o mercado especializa e foca”, avalia.

A formatura é um momento muito emocionante. Encerrar um ciclo é gratificante, porém, triste e com um sentimento de confusão, Almada explica. “Você se pergunta o que vai fazer depois dali, algumas inseguranças, mas faz parte da construção de nosso caráter”, diz.

Aos atuais alunos de Publicidade e Propaganda, Almada recomenda que aproveitem cada segundo da Faculdade. “Estudem muito, trabalhem mais ainda. Se dediquem nos estágios, pois eles são a principal ponte entre o aprender e fazer. Não se preocupem com o tempo que vão levar para se formar. Tudo tem seu tempo”, aconselha. A Famecos representa muito na vida do publicitário. Na Faculdade ele conheceu amigos, mestres e irmãos que leva para o resto da vida. Aprendeu e continua aprendendo muito com profissionais referências no mercado. “Até porque uma vez Famecos, sempre Famecos”, conclui.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org