Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Evento
13 de maio de 2016

Diferentes gerações debatem visão da carreira

Ilton Teitelbaum, professor da Famecos, foi mediador da conversa
Por Jeferson Renan da Silva
(Foto: Natalia Pegorer)

Participaram do evento José Renato Silveira Hopf, Eduardo Migliano, Arthur Neves e Ilton Teitelbaum, respectivamente (Foto: Natalia Pegorer)

Na tarde de quinta-feira (12) a Feria de Carreiras teve o debate Gerações: A carreira vista por diferentes perspectivas, no auditório do prédio 40. O mediador foi o professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Ilton Teitelbaum. O evento, que abordou empreendedorismo, contou com as presenças do administrador José Renato Silveira Hopf, do publicitário Eduardo Migliano e de Arthur Neves que, aos 13 anos, criou um robô. Os convidados falaram sobre suas experiências profissionais como empreendedores.

José Renato Silveira Hopf representou a geração X e ressaltou que, além de um grande sonho, é preciso ter um planejamento e ser resiliente para empreender. Hopf é formado em Administração pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE)  da PUCRS e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele iniciou o relato de carreira profissional a partir de sua experiência no Banrisul, principalmente envolvido no Banricompras. Iniciou sua trajetória de empreendedor com a Getnet, empresa de desenvolvimento e gestão de soluções tecnológicas, que posteriormente foi vendida por USD1,1 bi ao Santander. Em 2015, criou a 4All Tecnologia, empresa que visa transformar a experiência dos usuários no ambiente digital.

O representante da geração Y, Eduardo Migliano, afirmou que as pessoas devem fazer o que amam. Entre as dicas que deixou aos presentes, disse que é necessário sair da zona de conforto. Para ele, as mudanças devem começar interiormente para que se compreenda as razões pessoais e confiar nas decisões emocionais. O profissional é formado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP). Após trabalhar no Banco Real, atual Santander, Migliano inovou ao fundar a 99jobs, uma plataforma web colaborativa de vagas de emprego que tem como objetivo conectar as pessoas e as empresas através de seus valores.

O jovem Arthur Neves, da geração Z, destacou que ser empreendedor é difícil e que as organizações devem englobar a geração mais nova, em vez de afastá-la. “As empresas que sobrevivem são as que se adaptam ao meio”, disse, ao fazer analogia ao biólogo Charles Darwin. Neves criou, aos 13 anos, um robô para auxiliar na limpeza do meio aquático. Hoje, aos 16 anos, depois de procurar ajuda da PUCRS e encontrar o mentor Edgar Bortolini, professor da Faculdade de Engenharia (FENG) da PUCRS, continua a aperfeiçoar seu projeto.

Em entrevista concedida ao Portal Eu Sou Famecos, o professor Ilton Teitelbaum destacou que não há tanta diferença entre o comportamento das gerações, pois as pessoas mudam de acordo com as fases da vida. “A troca de ideias entre as gerações deve se dar principalmente através da conversa”. Confira:

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org