Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-MERCADO
19 de junho de 2012

Diogo Olivier participa de conversa com alunos de Jornalismo

Por Eduardo Deconto
Diogo Olivier em conversa com alunos da Famecos (Foto: Giovanna Pozzer)

Diogo Olivier em conversa com alunos da Famecos (Foto: Giovanna Pozzer)

O colunista de esportes do jornal Zero Hora Diogo Olivier esteve, na manhã desta terça-feira (19), na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS para uma conversa com os alunos da disciplina de Jornalismo de Opinião, ministrada pelo professor Juan Domingues. O jornalista relatou suas experiências profissionais, expondo sua rotina na redação.

Além da coluna diária, assumida em 2011, Olivier mantém o blog No Ataque e é comentarista da RBS TV em jogos da dupla Gre-Nal. O jornalista ingressou como repórter na editoria de política do jornal em 1991, onde permaneceu até 1997, quando foi transferido para o setor de esportes.

Para Olivier, é importante que um colunista combine apuração e opinião, para tornar o texto atrativo ao leitor. “Ninguém está interessado em saber o que eu acho. É preciso opinar, interpretar e informar. Oferecer algo novo. Temos de ser repórteres o tempo todo”, ressalta.

O jornalista destaca a necessidade de se apresentar fatos exclusivos, para que a coluna possa sobreviver à concorrência com outas mídias, como a internet. “A oferta de conteúdo é muito grande. Se não tiver o diferencial, tu acabas engolido”, afirma Olivier.

O colunista comentou sobre os riscos que assume, ao opinar sobre futebol, admitindo que se pode cometer pequenos deslizes. “Eu erro e faço questão de corrigir. O colunista tem de se arriscar, dar a cara para bater. Dá credibilidade ”, defende.

Segundo o jornalista,  experiência na editoria de política o auxiliou a lidar com as críticas dos torcedores de Grêmio e Inter. “A pressão na política é muito maior. Recebi ameaças, fui processado. É mais fácil lidar com futebol”, compara. A influência dos leitores é outro aspecto ressaltado. “Quando tu dizes uma coisa e se entende outra, algo tá errado. O feedback é interessante”, destaca o colunista.

Ao final da conversa, Olivier aconselhou os alunos a serem independentes e procurarem discutir suas posições com colegas de redação. “Quanto mais se duvidar, melhor. Tem de ir atrás, confirmar a informação. O texto de opinião não pode ser autoritário”, completa o jornalista.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org