Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO EM PAUTA
2 de maio de 2012

Dione Kuhn participa de encontro com aluno

Por Eduardo Deconto
Dione Kuhn na redação da Zero Hora (Foto: Julio Cordeiro/ ClicRbs)

Dione Kuhn na redação da Zero Hora (Foto: Julio Cordeiro/ ClicRbs)

A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebe, nesta quinta-feira (3), a jornalista Dione Kuhn. A atual editora de política do jornal Zero Hora participará da palestra Jornalismo em Pauta, evento promovido pelo veículo para estimular o contato dos profissionais com os estudantes, em homenagem ao seu aniversário.

Formada em 1988 pela Famecos, a jornalista afirma que a decisão pela profissão vem desde os tempos de colégio. “Eu gostava muito de ler e escrever e tinha muita identificação com a área das humanas e fascínio pela profissão”. Além disso, relata que não teve problemas para se adaptar ao avanço tecnológico. “Na faculdade, cheguei a trabalhar com máquinas de escrever, mas quando entrei no Correio do Povo, tudo era computadorizado. Minha transição foi igual a de todas as pessoas”, confessa.

Dione transferiu-se para a Zero Hora em 1994 e desde então trabalha na editoria de política do jornal. Em 2001, publicou matéria em homenagem aos 40 anos do Movimento da Legalidade, na qual Leonel Brizola detalha os episódios do movimento. A reportagem rendeu à jornalista os prêmios ARI e Imprensa Embratel. “Acredito que a matéria tenha sido premiada porque procurei dar um enfoque diferente. Me esforcei para resgatar o que foi vivido. Trouxe um diferencial”, diz.

O material apurado para a matéria lhe rendeu um livro – Brizola: da Legalidadae ao Exílio – publicado pela RBS, em 2004, ano da morte do líder político. “Em 99, fiz uma reportagem com o Brizola sobre o período em que viveu em exílio. Juntei as duas matérias, e todo material recolhido foi para o livro”, conta a jornalista.

Em 2005, Dione teve acesso aos arquivos pessoais de Brizola, fruto de sua boa relação profissional com o político. No mesmo ano, publicou uma série de reportagens especiais intitulada Baú de Brizola, na qual apresentou parte do material analisado. “Sempre insisti nesse assunto com Brizola. Após sua morte, achei que meu esforço fosse por água abaixo, mas entrei em contato com a família, e um dos seus filhos me deu acesso ao acervo”, afirma.

Segundo a jornalista, os arquivos mantidos pelo político ocupavam boa parte de seu apartamento no Rio, contendo itens da época da ditadura, que variavam entre papéis de bombons até documentos especiais do governo militar. “Tive acesso a cerca de 15% do arquivo e isso me rendeu o Baú, publicado em uma série especial de sete dias”, relata.

A editora de política da Zero Hora destacou, também, alguns aspectos que considera importante para um jornalista, como independência e atenção aos fatos que o cercam. Além disso, descreveu como é seu relacionamento com as fontes. “É importante adquirir a confiança da fonte, mantendo o respeito e o distanciamento. Os fatos são os fatos e tu não podes sonegar”, concluiu Dione.

A palestra Jornalismo em Pauta com Dione Kuhn será no dia 3 de maio, às 9h, no auditório da Famecos. A entrada é gratuita e o encontro com os profissionais da Zero Hora vale como horas complementares.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org