Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
19 de agosto de 2016

Diplomada da Famecos expõe fotografias do Vietnã

Beliza Boniatti viajou pelo país de bicicleta, acompanhada de câmera e mochila
Por Luísa Soares
(Foto: Arquivo Pessoal)

Fabio Puccini foi o companheiro da viagem de bicicleta de Beliza Boniatti (Foto: Arquivo Pessoal)

Em outubro de 2014, Beliza Boniatti, diplomada pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS em Publicidade e Propaganda, deixou a capital gaúcha para fazer trabalho voluntário e auxiliar crianças e famílias carentes na Ásia. Alguns meses após o início da jornada no continente, a publicitária decidiu continuar a aventura e conhecer um país dominado por um governo comunista, o Vietnã. Ao longo do trajeto, feito de bicicleta, Beliza fotografou a vida e as paisagens de uma nação que travou uma guerra de 16 anos contra os Estados Unidos. Agora, esses registros podem ser conferidos na exposição VIÊT, no espaço NeverMore, na Avenida Alameda Major Francisco Barcelos, 127, das 10h às 17h, até 8 de setembro.

No dia 1˚ de agosto de 2015, a publicitária saiu da Cidade de Ho Chi Minh e iniciou o trajeto até chegar à cidade de Sapa, acompanhada de uma mochila, de uma câmera fotográfica e do amigo que conheceu no caminho, Fabio Puccini. Durante 30 dias, os dois foram de bicicleta do sul ao norte do Vietnã. No caminho, encontraram dificuldades em se comunicar no idioma oficial do país. “Nem todas cidades eram turísticas e nem todos falavam inglês. Era engraçado quando chegávamos em um restaurante e eu ia na cozinha apontar para os vegetais que eu queria ou eu quando fazia gestos para procurar um hotel para dormir”, conta.

Para viajar e passar um período na Ásia, Beliza economizou dinheiro e vendeu o carro, os móveis e as roupas. Logo após visitar os principais países do sudeste asiático, a publicitária foi em busca de olhares mais profundos a respeito dos vietnamitas e encontrou um cenário diferente do que esperava. “Essa foi a região do planeta em que eu me senti mais segura. Eu andava sozinha pelas ruas à noite e sem medo de estar com a câmera na mão”, revela.

Beliza resume em poucas palavras o trabalho que desempenhou neste período: “A exposição retrata o Vietnã autêntico, que não foi dominado pelo turismo nem pelo sistema de consumo. As imagens são coloridas, felizes, vibrantes e cheias de movimento. As fotos mostram a cultura preservada, a alegria no rosto, nas roupas típicas, nos lugares escondidos, misteriosos e intrigantes. Essas imagens provam que a simplicidade de viver pode ser bela e completa”, conclui.

As imagens, que também estão à venda, podem ser conferidas no site. Metade do valor de cada fotografia será enviado para um dos projetos de trabalho voluntário em que ela participou.

Tag(s) da matéria: , , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org