Daniele Souza se formou em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS em janeiro de 2015. Com o objetivo de unir os conhecimentos da comunicação, ela decidiu estudar Engenharia de Software na Faculdade de Informática (Facin) da Universidade. Cursando atualmente o segundo semestre, a jornalista faz parte do grupo de idealizadores do Questorama, um Clube de Desenvolvimento de Jogos Digitais apoiado pela Facin. O intuito do projeto é reunir pessoas que têm interesse em desenvolver jogos digitais. As inscrições acabaram no dia 18 de agosto, e mais 130 pessoas se inscreveram.
“O nosso objetivo é fazer com que as pessoas interajam, troquem experiências e, quem sabem, até formem parcerias para construir o seu próprio negócio”, afirma Daniele. O Questorama vai oferecer um laboratório com toda a infraestrutura que os participantes precisam para desenvolver jogos, além de promover palestras e workshops com professores e profissionais da área.
Daniele explica que a ideia nasceu a partir de conversas com o namorado, Martin Duarte, estudante de Ciência da Computação na Facin. “Ele quer seguir carreira na área de desenvolvimento de jogos digitais, mas existem poucas oportunidades para quem está começando”. A PUCRS oferece especialização na área, e na graduação há uma disciplina de dois créditos no curso de Martin.
Por também ter interesse, a jornalista lembra que o incentivou e sugeriu que compartilhasse uma pesquisa de interesse no Facebook. “Em menos de um dia recebemos várias respostas positivas”. Candice Michelon e Matthias Nunes, amigos do casal, fazem parte da organização do projeto. Além dos quatro integrantes, o professor responsável pelo Clube é Marcelo Cohen, coordenador da especialização em jogos digitais.
Daniele trabalha no Ubilab, labortatório localizado no Tecnopuc que pesquisa o futuro da informação no ambiente digital e investiga novas possibilidades para a comunicação. Ao lado dos professores da Famecos Eduardo Pellanda, Karen Sica e André Pase, ela é bolsista e define seu trabalho como multidisciplinar, envolvendo comunicação e informática, jornalismo e engenharia de software. Durante a graduação, a jornalista costumava conversar com Pase sobre o desenvolvimento de newsgames. O professor da Famecos é responsável por uma das palestras do Clube, no próximo dia 23 de setembro.
Mais informações sobre o Clube estão disponíveis no site.