Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TECNOLOGIA
19 de agosto de 2015

Diplomada da Famecos integra projeto de jogos digitais

Daniele Souza está cursando Engenharia de Software e trabalha no Tecnopuc
Por Júlia Aguiar
Foto: arquivo pessoal

Daniele Souza (C) e o grupo que criou o projeto Clube de Jogos Digitais (Foto: arquivo pessoal)

Daniele Souza se formou em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS em janeiro de 2015. Com o objetivo de unir os conhecimentos da comunicação, ela decidiu estudar Engenharia de Software na Faculdade de Informática (Facin) da Universidade. Cursando atualmente o segundo semestre, a jornalista faz parte do grupo de idealizadores do Questorama, um Clube de Desenvolvimento de Jogos Digitais apoiado pela Facin. O intuito do projeto é reunir pessoas que têm interesse em desenvolver jogos digitais. As inscrições acabaram no dia 18 de agosto, e mais 130 pessoas se inscreveram.

“O nosso objetivo é fazer com que as pessoas interajam, troquem experiências e, quem sabem, até formem parcerias para construir o seu próprio negócio”, afirma Daniele. O Questorama vai oferecer um laboratório com toda a infraestrutura que os participantes precisam para desenvolver jogos, além de promover palestras e workshops com professores e profissionais da área.

Daniele explica que a ideia nasceu a partir de conversas com o namorado, Martin Duarte, estudante de Ciência da Computação na Facin. “Ele quer seguir carreira na área de desenvolvimento de jogos digitais, mas existem poucas oportunidades para quem está começando”. A PUCRS oferece especialização na área, e na graduação há uma disciplina de dois créditos no curso de Martin.

Por também ter interesse, a jornalista lembra que o incentivou e sugeriu que compartilhasse uma pesquisa de interesse no Facebook. “Em menos de um dia recebemos várias respostas positivas”. Candice Michelon e Matthias Nunes, amigos do casal, fazem parte da organização do projeto. Além dos quatro integrantes, o professor responsável pelo Clube é Marcelo Cohen, coordenador da especialização em jogos digitais.

Daniele trabalha no Ubilab, labortatório localizado no Tecnopuc que pesquisa o futuro da informação no ambiente digital e investiga novas possibilidades para a comunicação. Ao lado dos professores da Famecos Eduardo Pellanda, Karen Sica e André Pase, ela é bolsista e define seu trabalho como multidisciplinar, envolvendo comunicação e informática, jornalismo e engenharia de software. Durante a graduação, a jornalista costumava conversar com Pase sobre o desenvolvimento de newsgames. O professor da Famecos é responsável por uma das palestras do Clube, no próximo dia 23 de setembro.

Mais informações sobre o Clube estão disponíveis no site.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org