A ideia é simples: mulheres desconhecidas andando juntas nas ruas das grandes cidades para aumentar a segurança de todas. A diplomada em Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Babi Souza, criou no Facebook a página Vamos Juntas?, com o intuito de provocar o olhar ao próximo. A resposta foi surpreendente. Em pouco tempo, muitas pessoas apoiaram a iniciativa, criada dia 30 de julho. Hoje, o espaço já tem 79 mil curtidas.
Um dia, andando sozinha no centro de Porto Alegre, Babi Souza olhou para todos os lados e viu muitas mulheres andando sozinhas. Neste momento ela decidiu que a ideia deveria ser compartilhada. Inicialmente, a jornalista publicou o movimento em sua página pessoal. Muitas pessoas aderiram ao movimento imediatamente, e Babi decidiu criar a página. Ela analisa que o Vamos Juntas? acendeu a chama da irmandade feminina, que estava um pouco adormecida.
Na página são publicados diariamente depoimentos contando as consequências do movimento. Os relatos incluem histórias de todo o Brasil, em que mulheres defendem umas as outras em situações desagradáveis no cotidiano graças ao movimento. Algumas complementam: “Isso só aconteceu por causa desta página”. Babi se formou em 2013 e afirma que, ao caminharem juntas, as mulheres podem ir mais longe.
No dia da criação da página, foi publicada uma explicação do movimento. “Só as mulheres entendem o alívio de olhar para trás na rua e ver que a pessoa que está caminhando atrás de você é outra mulher. Na próxima vez que estiver em uma situação de risco (noite, lugar pouco movimentado), observe: do seu lado pode estar outra mulher passando pela mesma insegurança. E se vocês percorressem juntas esse trecho do caminho?”