Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CIDADANIA
11 de agosto de 2015

Diplomada da Famecos propõe: Vamos Juntas?

Movimento criado dia 30 de julho no Facebook tem mais de 79 mil curtidas
Por Júlia Aguiar
11824957_674168279383781_1477566804144545021_n

Movimento foi criado dia 30 de julho e já tem mais de 79 mil curtidas (Foto: divulgação)

A ideia é simples: mulheres desconhecidas andando juntas nas ruas das grandes cidades para aumentar a segurança de todas. A diplomada em Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Babi Souza, criou no Facebook a página Vamos Juntas?, com o intuito de provocar o olhar ao próximo. A resposta foi surpreendente. Em pouco tempo, muitas pessoas apoiaram a iniciativa, criada dia 30 de julho. Hoje, o espaço já tem 79 mil curtidas.

Um dia, andando sozinha no centro de Porto Alegre, Babi Souza olhou para todos os lados e viu muitas mulheres andando sozinhas. Neste momento ela decidiu que a ideia deveria ser compartilhada. Inicialmente, a jornalista publicou o movimento em sua página pessoal. Muitas pessoas aderiram ao movimento imediatamente, e Babi decidiu criar a página. Ela analisa que o Vamos Juntas? acendeu a chama da irmandade feminina, que estava um pouco adormecida.

Na página são publicados diariamente depoimentos contando as consequências do movimento. Os relatos incluem histórias de todo o Brasil, em que mulheres defendem umas as outras em situações desagradáveis no cotidiano graças ao movimento. Algumas complementam: “Isso só aconteceu por causa desta página”. Babi se formou em 2013 e afirma que, ao caminharem juntas, as mulheres podem ir mais longe.

No dia da criação da página, foi publicada uma explicação do movimento. “Só as mulheres entendem o alívio de olhar para trás na rua e ver que a pessoa que está caminhando atrás de você é outra mulher. Na próxima vez que estiver em uma situação de risco (noite, lugar pouco movimentado), observe: do seu lado pode estar outra mulher passando pela mesma insegurança. E se vocês percorressem juntas esse trecho do caminho?”

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org