Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
31 de maio de 2016

Diplomada recebe bolsa de estudos na Alemanha

Jornalista formada pela Famecos participa do programa para jovens líderes
Por Júlia Bueno
(Foto: Luísa Zelmanowicz)

Programa tem duração de um ano (Foto: Luísa Zelmanowicz)

No dia 29 de junho, a jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Fernanda Pugliero, desembarca na Alemanha para estudar na Fundação Alexander von Humboldt. Trata-se de uma bolsa concedida pela instituição, com sede em Bonn, patrocinada pelo governo alemão através do programa The German Chancellor Fellowship. Os participantes da seleção são profissionais de diferentes setores, com pelo menos 5 anos de experiência na área em que atuam, que queiram realizar pesquisa no território alemão com o objetivo de aplicar os resultados da experiência em seu país de origem. A oportunidade foi aberta para o BRIC’s (Brasil, Rússia, Índia e China) e Estados Unidos. Cada país teve cerca de dez pessoas selecionadas e o programa conta com um curso de alemão obrigatório que tem duração de três meses.

Fernanda foi pela primeira vez para a Alemanha em 2013, quando participou de um programa de jornalismo como correspondente internacional. “Trabalhei na Taz, redação de jornal alemã, na editoria de economia e meio ambiente. Produzia conteúdos para o Correio do Povo com foco no Brasil”, comenta.

A pesquisa da diplomada, que começa a partir de novembro e será realizada por um ano, é sobre a reinvenção do jornalismo nas redações de jornal impresso na Alemanha. Fernanda pretende visitar empresas tradicionais de mídia e também dar ênfase em iniciativas inovadoras, como one-man media, conceito que diz respeito ao indivíduo que procura o próprio financiamento e é responsável por todas as etapas da produção. Ainda acrescenta que o cerne do trabalho é entender a produção de conteúdo independente, como o jornalismo autônomo, sem vinculação de atendimento a determinado patrocinador, na Era Digital. “Ainda estou elaborando a metodologia da pesquisa e como vou emparelhar os resultados de forma a construir um relatório sobre as melhores práticas na área”, observa. A produção não está restrita à Alemanha, pois a jornalista planeja visitar redações na França, Inglaterra e Espanha.

Em outubro, irá participar de um seminário em Bonn e Berlim em que representantes do governo, entidades alemãs, mídia e outros estarão presentes. Ela também pretende criar um blog para que interessados pelo tema possam acompanhar o estudo, a partir de novembro. Nele, insights e teasers serão publicados. “Mais do que a experiência de morar no exterior, é uma oportunidade de conhecer veículos de comunicação que estão um passo à frente do Brasil em termos relacionados ao jornalismo”, constata.

Ela comenta que a Famecos foi fundamental na sua formação como jornalista e a preparou para enfrentar desafios como o programa da Fundação Alexander von Humboldt. “A Famecos é a base de tudo”, finaliza.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org