Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CIDADANIA
31 de outubro de 2016

Diplomadas de Relações Públicas doam lenços ao IMAMA

Ação Outubro Rosa Colorido foi feita pela Agência de Relações Públicas Piensa
Por Nicolle Timm
Gif: Clarissa Menna Barreto

Da esquerda para a direita, Ana Elisa Pires, Roberta Schmitt e Alessandra Schaefer (Gif: Clarissa Menna Barreto)

Poderia ter sido só um logo alterado para a cor rosa no Facebook. Mas elas desejavam mais. Queriam fazer diferença na vida de mulheres que enfrentam o câncer de mama. Com esse propósito, surgiu a campanha Outubro Rosa Colorido, desenvolvida por três diplomadas de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

Alessandra Schaefer, Ana Elisa Pires e Roberta Schmitt empreenderam e abriram sua própria agência de Relações Públicas, a Piensa, em abril deste ano. A ação é a primeira desenvolvida na empresa e, segundo elas, os feedbacks que receberam foram muito positivos. A campanha, que consistia em receber doações de lenços que seriam personalizados e, depois, entregues ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), arrecadou 100 lenços entre os dias 03 de outubro a 21 de outubro. A personalização foi feita pela estilista e estudante de Relações Públicas da Famecos Daniella Pereda. Nesta segunda-feira (31), as relações-públicas entregaram cerca de 50 lenços ao IMAMA, que serão doados para pacientes com câncer de mama.

A ação Outubro Rosa Colorido foi idealizada em setembro, durante uma reunião de pauta para organizar o cronograma do mês seguinte. Ana explica que, por serem três mulheres, se identificaram com a causa e queriam transparecer o valor de empatia, que faz parte da agência Piensa. “Entendemos que era o mínimo que podíamos fazer”, diz Roberta. A proposta de doar lenços personalizados ao IMAMA foi amadurecendo e, o que antes era para ser feito apenas pela agência, acabou se expandindo. “Não tinha por que ficar entre nós. Aí surgiu a ideia de recebermos doações de lenços para engajar mais pessoas na campanha”, conta Roberta.

Entrega no IMAMA (Foto: Arquivo Pessoal)

Relações-públicas doaram 50 lenços ao IMAMA (Foto: Arquivo Pessoal)

Por isso, disponibilizaram dois pontos de coleta. Um na Piensa, localizada no Farol Coworking, e o outro na Daniella Pereda Store. Quem doasse no mínimo um lenço, recebia 15% de desconto na loja da estilista. Além disso, estavam à disposição para buscar os adereços, caso fosse necessário. A personalização dos lenços e a embalagem com um cartão foram pensados com a intenção de se tornar um presente para a mulher que receber.

As três empreendedoras atribuem o sucesso da campanha Outubro Rosa Colorido à forma natural de como a ação foi desenvolvida. Ana comenta que não imaginava que receberiam tantos lenços. “É legal ver as pessoas se mobilizando, porque é algo que a gente acredita”. Elas contam que já foram, inclusive, questionadas sobre a continuação do projeto no próximo ano.

Para Alessandra, a campanha vai além do sucesso. “Não é reconhecimento profissional, mas um sentimento de humanidade. É levar o nosso valor empatia para quem está precisando. Dá para dormir feliz que estamos fazendo diferença”.

Roberta ressalta que para elaborar campanhas assim não é necessário ter um grande investimento financeiro, como geralmente as pessoas acreditam que seja. Segundo ela, os gastos com o Outubro Rosa Colorido foram quase zero. “Precisa ter quatro coisas. Ideia, amor, parceria e colocar em execução. Com isso, a gente consegue colocar para frente com um investimento baixo”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org