Baterista do grupo Os Replicantes, o professor Carlos Gerbase foi entrevistado nessa quinta-feira (Foto: Joana Berwanger)
Em 1984, o Long Play (LP) Rock Garagem era lançado no Rio Grande do Sul com a participação de 10 bandas, como Taranatiriça, Garotos da Rua, Astaroth, Valhala e Os Replicantes. Este disco projetou as bandas que tocavam em garagem e casas noturnas da capital.
Um ano depois, o ginásio Gigantinho recebia a primeira das três edições do Festival Rock Unificado, que contou somente com bandas gaúchas. No primeiro dia de festival, com o lugar lotado, um dos espectadores presentes era o olheiro da gravadora RCA. Ao final desta edição, as bandas Os Replicantes, Engenheiros do Hawaii, TNT, De Falla e Garotos da Rua foram contratadas e gravaram o vinil Rock Grande do Sul, lançado no ano seguinte.
O disco foi um marco para a história da música gaúcha e projetou a cena local para o Brasil inteiro, abrindo o mercado para o som feito em Porto Alegre. Dessas bandas, algumas fizeram muito sucesso, como Engenheiros do Hawaii, que despontou e teve a carreira mais sólida. Porém, todas as bandas – cada uma a seu modo – tiveram seus momentos na cena local ou nacional.
Para comemorar os 30 anos do lançamento do vinil e do festival, o diplomado em Jornalismo e comunicador da Rádio Atlantida Porã Bernardes idealizou o documentário. Porã está entrevistando pessoas que participaram de alguma maneira do disco. A intenção é contar como tudo ocorreu e como era a cena musical naquela época. “Estamos entrevistando pessoas das bandas ou que estavam envolvidas com este disco e pedimos que elas relatem algumas histórias de bastidores e como era aquela cena, que foi tão importante para o rock no Rio Grande do Sul”.
Na tarde dessa quinta-feira (7), o entrevistado foi o professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Carlos Gerbase, baterista do grupo Os Replicantes. A gravação aconteceu na Faculdade.
A exibição será feita na TVCOM, no zh.com e ainda vai contar com um segundo caderno especial e temático sobre o assunto, no jornal Zero Hora. A produção e direção do projeto são realizadas pelo OS 4 ROCK, formado por Porã Bernardes, Alexandre Lucchese, Lucio Brancato e Fabricio Almeida.