Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
7 de agosto de 2015

Diplomado da Famecos produz documentário sobre Rock

Porã (E) é o criador do projeto sobre os 30 anos do disco Rock Grande do Sul
Por Bárbara Debeluck
Foto: Joana Berwanger

Baterista do grupo Os Replicantes, o professor Carlos Gerbase foi entrevistado nessa quinta-feira (Foto: Joana Berwanger)

Em 1984, o Long Play (LP) Rock Garagem era lançado no Rio Grande do Sul com a participação de 10 bandas, como Taranatiriça, Garotos da Rua, Astaroth, Valhala e Os Replicantes. Este disco projetou as bandas que tocavam em garagem e casas noturnas da capital.

Um ano depois, o ginásio Gigantinho recebia a primeira das três edições do Festival Rock Unificado, que contou somente com bandas gaúchas. No primeiro dia de festival, com o lugar lotado, um dos espectadores presentes era o olheiro da gravadora RCA. Ao final desta edição, as bandas Os Replicantes, Engenheiros do Hawaii, TNT, De Falla e Garotos da Rua foram contratadas e gravaram o vinil Rock Grande do Sul, lançado no ano seguinte.

O disco foi um marco para a história da música gaúcha e projetou a cena local para o Brasil inteiro, abrindo o mercado para o som feito em Porto Alegre. Dessas bandas, algumas fizeram muito sucesso, como Engenheiros do Hawaii, que despontou e teve a carreira mais sólida. Porém, todas as bandas – cada uma a seu modo – tiveram seus momentos na cena local ou nacional.

Para comemorar os 30 anos do lançamento do vinil e do festival, o diplomado em Jornalismo e comunicador da Rádio Atlantida Porã Bernardes idealizou o documentário. Porã está entrevistando pessoas que participaram de alguma maneira do disco. A intenção é contar como tudo ocorreu e como era a cena musical naquela época. “Estamos entrevistando pessoas das bandas ou que estavam envolvidas com este disco e pedimos que elas relatem algumas histórias de bastidores e como era aquela cena, que foi tão importante para o rock no Rio Grande do Sul”.

Na tarde dessa quinta-feira (7), o entrevistado foi o professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Carlos Gerbase, baterista do grupo Os Replicantes. A gravação aconteceu na Faculdade.

A exibição será feita na TVCOM, no zh.com e ainda vai contar com um segundo caderno especial e temático sobre o assunto, no jornal Zero Hora. A produção e direção do projeto são realizadas pelo OS 4 ROCK, formado por Porã Bernardes, Alexandre Lucchese, Lucio Brancato e Fabricio Almeida.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org