Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
26º SET UNIVERSITÁRIO
18 de setembro de 2013

Direto da cozinha

Diretor de comunicação corporativa do McDonald's fala sobre o relacionamento com os clientes
Por Gabriel Corrêa e Samuel Lima
Foto: Ágatha Pedotte/ Famecos/ PUCRS

Foto: Ágatha Pedotte/ Famecos/ PUCRS

Ainda havia tempo para atividades na manhã desta quarta-feira (18), último dia do 26º SET Universitário. Pouco tempo. Mas o suficiente para pedir algo em um fast food. O diretor de comunicação corporativa do McDonald’s no Brasil, Hélio Muniz, apresentou Marca Global com molho (especial) local. A palestra tratou do relacionamento entre a empresa e seus clientes.

Apesar de atuar em uma área de Relações Públicas, Muniz é jornalista. Seu sonho, durante os tempos de graduação, era trabalhar no Caderno B, do Jornal do Brasil. Tudo mudou quando recebeu um convite da TV Globo, para uma vaga de gerência de RP. “Gostei da área. A oportunidade de ouvir, de me comunicar era muito grande”, conta. A empresa onde trabalha atualmente, segundo ele, possibilitou um aprendizado único. “Esses dois anos valeram como dois MBA’s (mestrado em administração). O que motiva são os desafios. Tudo pode dar certo ou errado. Temos que lidar com crianças, adultos e toda a responsabilidade imposta por uma grande marca”, explica.

Como se fosse uma receita – os slides apresentavam títulos como Modo de Preparo –, o profissional apresentou algumas características da marca. Para Muniz, a responsabilidade social, a boa imagem como empregador, o planejamento e o relacionamento eficaz e próximo a fornecedores e o acréscimo de um toque local ao negócio garantem o sucesso da multinacional. Diariamente, 69 milhões de pessoas consomem produtos do McDonald’s no mundo.

Desde 2007, a empresa argentina Arcos Dorados é proprietária do McDonald’s no Brasil. “Mas, se alguém perguntar, sou funcionário do McDonald’s”, brinca. Para Muniz, o nome é muito forte. “A marca é nosso maior patrimônio”.

Apesar disso, há espaços para mudanças. O diretor afirma que o período em que passou trabalhando em um dos restaurantes, mudou sua visão de negócio. A dificuldade de formar bandejas, fazer sorvetes e atender grandes filas o impressionou. “Entendi que a grande figura da empresa é o gerente dos restaurantes. Ele não dará entrevistas para jornalistas, nem aparecerá na mídia. Mas será ele quem se comunicará com o cliente”, lembra. Muniz atua diretamente junto aos gerentes. “Minha função é preparar, informar e dar todas as condições necessárias para seu trabalho”.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org