Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
4 de janeiro de 2019

Disciplina em inglês sobre jornalismo de dados estreia na Famecos

Data Reporting and Visualization irá trabalhar com informações quantitativas
Por Gabriel Salazar

No primeiro semestre de 2019, a Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos irá disponibilizar pela primeira vez a disciplina de Data Reporting and Visualization. Voltadas para reportagem e visualização de dados, as aulas abordarão práticas, lógicas e desafios ao se trabalhar com informações quantitativas, tanto para profissionais do jornalismo como para os de outras áreas que estejam interessados no trabalho com informações em números. A eletiva será ministrada totalmente em inglês pelo professor Marcelo Crispim, que leciona também Digital Culture, outra cadeira em inglês disponibilizada pela Famecos neste semestre. Aos estudantes de Jornalismo, em vez de cursá-la como eletiva, também é possível conversar com o coordenador do curso para conferir o aproveitamento como disciplina do currículo.

Professor Marcelo Crispim será o ministrante da disciplina Foto: Joana Berwanger/Famecos/PUCRS

Em Data Reporting and Visualization, os alunos vão lidar com bases de dados públicos e aprender a extrair informações e a como pensar em dados quantitativos. “É uma cadeira introdutória, mas a ideia é abrir caminhos para o aluno poder trilhar novas possibilidades de carreira e conhecimentos”, observa o professor. “Envolve uma capacidade cada vez mais importante para profissionais da comunicação: lidar com dados quantitativos”, explica.

A disciplina não requer que os alunos sejam fluentes na língua inglesa, apenas tenham um nível avançado de entendimento do idioma. “O importante é conseguir se expressar de maneira básica e entender o assunto que está sendo falado”, explica Crispim. As discussões em aula e as avaliações serão feitas inteiramente em inglês, mas a habilidade dos alunos com a língua não será avaliada.

Dentre os benefícios de cursar uma disciplina na língua inglesa, o professor acredita que a vivência da profissão em outro idioma agrega a formação dos alunos ao expor vocabulários específicos, casos e exemplos não vistos nas disciplinas em português. Além disso, há o aprimoramento do inglês em uma situação acadêmica para os alunos e o contato com estudantes estrangeiros, que muitas vezes cursam estas disciplinas.

Segundo Crispim, os alunos que cursam disciplinas em outras línguas tendem a ser curiosos e querer diversificar suas formações acadêmicas. “Os níveis de inglês são variados, e a convivência neste sentido é muito positiva”, conta. Ele complementa: “Os alunos estrangeiros normalmente são de outras áreas, das engenharias ao jornalismo, o que é muito rico”.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org