Começa nesta terça-feira, 29, a segunda edição do Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual, o CLOSE. Além de valorizar produções cinematográficas, o festival tem como objetivo promover a reflexão em relação a diversidade de expressões da sexualidade humana.
O CLOSE contará com três mostras principais: Mostra Competitiva, com o melhor dos filmes curtas-metragens selecionados, que disputarão premiações em dez categorias; Mostra Paralela, não competitiva, com filmes selecionados pela curadoria; e Mostra Informativa, com uma seleção de filmes convidados – em curta, média ou longa-metragem – de conteúdo artístico, histórico ou social, nacionais e estrangeiros.
O festival, que tem como co-realizadores a SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade e a Avante Filmes, terá sessões no CineBancários, na Casa de Cultura Mário Quintana e no Memorial do Rio Grande do Sul, no Centro de Porto Alegre. Filipe Matzembacher, Márcio Reolon e Samuel Teles, diretores da Avante Filmes, são ex-alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE) da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.
O festival acontece até o dia 3 de dezembro, e a entrada é franca. Para maiores informações, acesse o site do CLOSE e confira a programação.