Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CINEMA
29 de maio de 2014

Documentário produzido por alunos é exibido na Famecos

"Os Estrangeiros da Vila Tronco" será apresentado dia 5 de junho
Por Milena Giacomini

No próximo dia 5 de junho, às 10h, será exibido pelo Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini (CAAP), no Auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, o documentário Os Estrangeiros da Vila Tronco. O filme, dirigido pela estudante de Jornalismo Gabriela Féres Rabaldo e produzido pelos alunos Victória Venturella, Marcelo Coelho e Luis Carlos Silva, todos da faculdade, retrata a duplicação da Avenida Moab Caldas em função de melhorias para a Copa do Mundo. Por causa da obra, um total de 1.500 famílias da Vila Tronco foram retiradas dos seus lares, mas a construção acabou não sendo finalizada. A produção entrevistou famílias e envolvidos com a modificação da vila, e começou a ser desenvolvido de forma independente no final de 2013.

 

Gabriela conta que a ideia surgiu a partir de vídeos sobre questões da cidade, que estavam sendo feitos no ano passado por ela e por Victória. A partir daí, Luis Carlos Silva contou o caso da Vila Tronco e a importância que teria um vídeo sobre o assunto. Logo os estudantes perceberam que quatro minutos não seriam suficientes para retratar o caso. A partir desse momento, começaram a desenvolver o documentário. “Nenhum meio de comunicação se interessa por esse assunto. Queríamos mostrar o que realmente acontece com essas pessoas que são tiradas das suas moradias”, explica Silva. O filme contou com a atenção da população, que se colocou disponível para qualquer dúvida. “As pessoas querem muito ser ouvidas, pois toda essa mudança acontece sem o consentimento dos moradores. É algo que foi imposto, sem discussões”, complementa Gabriela. “Nossas expectativas são que mais pessoas saibam o que está acontecendo com os moradores da Tronco e se inteirem dessa realidade para estarem juntos na luta dos moradores”, finaliza.

 

Após a exibição, haverá um espaço para perguntas para os envolvidos com a produção e a presença do morador da Vila Tronco, José Araújo, que faz parte do Comitê Popular da Copa, movimento de resistência ao modo como alguns procedimentos Copa do Mundo estão sendo realizados. É possível acessar a página do filme no Facebook pode ser acessada página do filme no Facebook e no Youtube, onde o documentário de vinte minutos será publicado.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org