Provocar uma ruptura durante o semestre através de um festival que aproximasse estudantes e professores de faculdades distintas. Esse foi o objetivo do professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) Carlos Gerbase, junto com os professores João Brito e Carlos Kober (hoje diretor artístico da TV Globo), ao idealizar o maior evento de comunicação para graduação do país: o SET Universitário. Em 1988, a Famecos promoveu a primeira edição do evento, realizado na PUCRS. Um quarto de século depois, o SET chega a sua 25ª edição, que ocorre entre os dias 17 e 19 de setembro.
A cada ano, o SET é realizado no campus central da universidade, em Porto Alegre, que acaba recebendo centenas de alunos provenientes de universidades gaúchas, de outros Estados e até de outros países, como Argentina e Uruguai. Durante o evento, os estudantes de comunicação têm oportunidade de trocar experiências com professores, pesquisadores e profissionais da área. Além disso, as atividades do SET proporcionam um ambiente de reflexão e experimentação em sintonia com as novas tendências de mercado.
Palestras, oficinas e a já tradicional Mostra Competitiva – concurso que premia os alunos autores dos melhores trabalhos desenvolvidos em atividades acadêmicas – compõem a programação do SET. Em 25 anos, o evento se tornou referência para estudantes e profissionais de todo o país.“Estudar e dar aula pode ser um pouco tedioso, e o SET serve para quebrar essa rotina”, argumenta Gerbase.
Nas últimas edições, grupos cada vez mais numerosos de universitários participam das atividades. Isso talvez se explique devido à qualidade da programação e a quantidade de palestrantes e professores envolvidos, o que surpreende até os próprios criadores do evento. Gerbase admite que não imaginava que o SET se tornaria um evento reconhecido como é hoje. “De uma maneira muito rápida, passou a ser referência entre as faculdades de comunicação e provocou o desejo dos alunos de inscreverem seus trabalhos e se envolverem com outras pessoas”, recorda, acrescentando que hoje o evento tem algo que é precioso: uma identidade própria.
Grandes nomes da área da Comunicação já participaram do SET, como Eliane Brum, Moacyr Scliar, Eduardo Peñuela, Marcelo Barreto, Pedro Tourinho, Pato Del Sante, Geneton Moraes Neto, Milton Leite, Analisa de Medeiros Brum, Otto Guerra, entre tantos outros. Para a edição deste ano, alguns profissionais já estão confirmados, como o designer de games Saulo Ribas, a designer de interatividade do The Guardian, Mariana Santos, e o jornalista Gustavo Petró, do G1.