As doações devem ser entregues na sala no Núcleo de Eventos e Relacionamento, na sala 101 (Foto: Letícia Monteiro)
“O Leia, embora pequeno, tem uma grandeza absurda de sentimento e significação para todos nós”. É assim, com tanto carinho, que a professora Neka Machado, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, descreve o Leia e passe adiante. Criado em 2007, a ação tem o objetivo de promover doações de obras que produzam efeito na vida das pessoas. Apostando no projeto, a primeira arrecadação obteve um número inesperado de 2,5 mil livros recebidos, que foram espalhados pelos bares, bancos e saguões do Campus.
A participação dos estudantes ocorreu desde a customização das caixas de recolhimento até as arrecadações dos títulos, dando cara e vida à ideia. Neka acredita que uma das maiores riquezas do Leia e passe adiante é o mistério de não conhecer a origem dos títulos. “Quem é o dono desse livro? Não sei. Quem será? Não sei. Quem foi? Não sei”, exemplifica.
Na Famecos, as doações ficam dispostas na entrada principal, no canto direito do saguão do prédio 7. Junto aos livros, há também o conhecido Bricão do Leia, que tem como intuito influenciar a troca de materiais entre alunos de todos os semestres, focando no reaproveitamento e na solidariedade entre colegas. Para a leitura continuar, cada ano são solicitadas novas contribuições, a fim de manter vivo o projeto que, oito anos depois, ainda dá bons frutos.
A intenção é conscientizar todos a libertar seus livros antigos, distribuindo-os em todos os lugares, dentro e fora do Campus. Os títulos recebem o selo Leia e passe adiante e viajam de mão em mão, tornando a leitura acessível a todos.
Para doar, é necessário entregar as obras no Núcleo de Eventos e Relacionamento (NER), na sala 101 do prédio 7.