Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PALESTRA DA PPGCOM
27 de abril de 2017

“É preciso admitir e aceitar que tudo que é determinante, por desgaste, cederá a outra coisa”, diz Michel Maffesoli

Sociólogo francês palestrou sobre Ecosofia e Pós-modernidade
Por Amanda Caselli e Mariane Castilhos
Sociólogo francês abordou temas filosóficos sobre pós-modernidade (Foto: Lenara Pothin)

Sociólogo francês abordou temas filosóficos sobre pós-modernidade (Foto: Lenara Pothin)

Com grande movimentação no auditório, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu, nos dias 26 e 27 de abril, o professor e sociólogo francês Michel Maffesoli. O motivo da presença foi uma palestra organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade. Maffesoli abordou assuntos da filosofia, com grande ênfase no estudo da cultura social e da pós-modernidade. O professor e jornalista Juremir Machado foi o responsável por traduzir a fala.

Considerado um dos maiores especialistas no tema, Maffesoli falou sobre alguns aspectos sociais e econômicos que integram a época atual. Referiu-se à crise como algo que ultrapassa uma questão capital, tratando-se de um tema societal. “É preciso admitir e aceitar que tudo que é determinante em um momento, por desgaste, cederá a outra coisa. Sempre há uma decadência, o que usualmente chamamos de crise. E é um simplismo reduzir a crise a algo estritamente econômico”, destaca. O sociólogo ainda falou sobre maneiras de vivência, supondo que atualmente há certo “ponto de inversão” onde não se pensa no presente, mas sim no futuro, algo longíquo. “O que proponho é o realismo, que está antes de tudo nos sentidos. Ser parte do mundo presente, não do que está por vir, mas que já está aqui. Isso faz agir o apetite à vida”, afirmando que, dessa maneira, o indivíduo se enraíza, podendo haver um crescimento a partir de algo que ele caracteriza como força societal.

Maffesoli ressalta que a ecosofia pode definir a pós-modernidade. Mas o que seria isso? Trata-se de uma nova relação com o progresso e tecnologia, uma espécie de “sensibilidade comum”. Ele afirma que a profundidade existe na superfície, “na pele”. A mesma coisa se vale para o corpo social. “A razão faz parte da nossa espécie animal e é complementada pelos sentidos. Isso destaca a integridade do indivíduo e também do coletivo”, salienta. Observando esse progresso, o francês aponta um processo de reversibilidade entre o homem e objeto, ou seja, não mais o ser humano como mestre da natureza, mas este como um dependente dela. Em questão política pós-moderna, Maffesoli define como a gestão de proximidades – desde a vizinhança de um bairro até toda a grande sociedade. “É preciso encontrar e aceitar as novas formas de viver junto, de convivência. Os jovens não se enxergam nas opções de governo. Quando uma forma social não está em sintonia, se torna perversa. Todas as formas de corrupção são modos de perversões de políticos”, afirma.

Tratando do papel da tecnologia perante tais aspectos sociais, Maffesoli acredita que esta se encontra a serviço do homem e em um novo laço simbólico. “A cibercultura é uma remitologização da vida e possui algo de revolucionário, que com certeza contribui para o processo de intensidade das relações imediatas. Não estamos mais fechados ao individual e com a ajuda da tecnologia vamos participar de múltiplas identificações”, finaliza.

Ao fim da palestra, o sociólogo respondeu à algumas perguntas da plateia. O evento foi aberto ao público geral. Cada um dos encontros teve duração em torno de 1h30min.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org