Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
AGROECOLOGIA
14 de maio de 2015

Economia Solidária é tema de palestra na PUCRS

Evento discutiu a importância do incentivo das universidades
Por Ana Paula Bueno
 Incubadora de Empreendimentos Solidários e Tecnologia Social da PUCRS provome palestra de Economia Solidária. Foto: Helena Rocha/Famecos/PUCRS

Diehl apresenta a importância de conhecer a origem dos alimentos. Foto: Helena Rocha/Famecos/PUCRS

Uma feira de produtos orgânicos é um manifesto pela vida, onde o alimento é o instrumento de  aproximação. Este foi o conceito defendido por  Nelson Diehl, ativista ecológico, durante a palestra Café Solidário, realizada na última quarta-feira (13), no prédio 5 da PUCRS.  O evento ocorreu em parceria com a Incubadora de Empreendimentos Solidários e Tecnologia Social da universidade.

O objetivo foi incentivar a economia beneficente e seus empreendimentos. Diehl e Antonio Cruz, doutor em Economia e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), contaram suas experiências na área e debateram as possibilidades de uma alimentação mais saudável. Diehl é um dos coordenadores da Feira de Agricultores Ecologistas, que acontece aos sábados pela manhã na Avenida José Bonifácio, no Parque da Redenção, em Porto Alegre.

Desde 1989, 41 bancas permanentes disponibilizam produtos livres de agrotóxicos e insumos químicos para o consumidor. Segundo ele, não há como produzir um bom alimento se a relação com a natureza é desrespeitosa. Por isso, os feirantes se preocupam com todas as questões que envolvem o meio ambiente.

Cruz também falou sobre as vantagens de ter uma alimentação consciente. Para ele, a agroecologia é uma tecnologia natural necessária, pois proporciona mais qualidade de vida e bem-estar a quem consome. O professor é colaborador da Organização Bem da Terra, uma rede de empreendimentos econômicos solidários. Ele enfatizou a relevância da participação de uma universidade em relação ao tema: “Se não contribui de alguma maneira para a sociedade, está deixando de cumprir um papel importante”, afirmou.

Entre os espectadores da palestra estavam alunos da Fundação Pão dos Pobres. Gisele Varani, professora do técnico em Fabricação Mecânica, salientou: “É necessário conhecer empreendimentos diferentes, como os de economia solidária, pois a sala de aula é o mundo e pode-se aprender em todos os espaços”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org