Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FÓRUM DA LIBERDADE
13 de abril de 2011

Economistas norte-americanos debatem livre mercado e trocas comerciais

Por Débora Fogliatto
O economista Lawrence Reed discursou para a platéia de empresários e universitários (Foto: Samuel Maciel)

O economista Lawrence Reed discursou para a platéia de empresários e universitários (Foto: Samuel Maciel)

No 7º painel do 24º Fórum da Liberdade, os economistas Tyler Cowen e Lawrence Reed discutiram o tema Livre economia na web. Ambos defenderam a pouca intervenção do governo no comércio e concordaram que a internet é um instrumento poderoso para a manifestação de pensamento.

Reed é o presidente da Fundação para Educação Econômica e realizou estudos a respeito da repressão em países como a China e a Camboja. Na palestra, ressaltou o papel da internet no exercício da democracia. De acordo com ele, “as tecnologias tornam a informação mais barata, abrindo possibilidades para que pequenas e novas empresas concorram com as grandes e antigas”.

Cowen, recentemente indicado pela revista The Economist como um dos mais influentes economistas da década, ressaltou o papel do Brasil na web, referindo-se à ampla participação do país em redes sociais como o Twitter e o Orkut. Para ele, a internet é uma importante ferramenta para a maior independência de uma nação.

Foram seis os tópicos referentes ao assunto que o economista abordou: a impossibilidade de regulamentar a rede; a aceleração de debates causada pelos blogs; a facilidade atual de se consumir cultura em qualquer lugar; a dificuldade de impor impostos à web; a criação de empregos em relação à internet e as habilidades exigidas pelos trabalhos relacionados a tecnologias. De acordo com Cowen, a internet acabou com alguns ofícios, e dificultou a situação para pessoas não qualificadas, sem oportunidades de obterem ensino superior.

A longo prazo, contudo, a lei da demanda e procura poderá diminuir os custos empresariais e potencializar as ofertas de trabalho. Dessa forma, e através da liberdade de manifestação proporcionada pela Internet, as classes mais baixas também se beneficiarão dela, acredita Cowen.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org