A convite do professor de jornalismo Juremir Machado da Silva, o filósofo, antropólogo e sociólogo francês, Edgar Morin, veio à Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUCRS, na tarde desta segunda-feira. Com mais de 40 livros publicados, ele conversou com professores e alunos do programa de pós-graduação.
Morin, que completou 90 anos no dia 8 de julho, entre outros assuntos, falou sobre o papel da internet na evolução da sociedade. “Ela tem uma força extraordinária. Na China, por exemplo, pode servir de inspiração democrática ao povo”.
Questionado sobre a possível crise financeira, que tem desestruturado o cenário da economia mundial, concluiu que é difícil prever o que irá acontecer. “Nem os economistas sabem exatamente”.
Morin é um dos principais teóricos da complexidade. Defendendo a importância da interdisciplinaridade, ressaltou “nunca se pode eliminar os riscos do caminho do conhecimento”.
Ao final, misturando um pouco de francês, italiano e espanhol, Morin indicou a satisfação em visitar a Famecos. “Aceitei o convite porque sou amigo do Juremir, além do reconhecimento da Universidade pelo meu trabalho”. Em 2000, a PUCRS lhe concedeu o título de Doutor Honoris Causa, diploma dado a quem se destaca na sua área de atuação.