Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
19 de agosto de 2014

Editor-chefe da Zero Hora debate reformulação do jornal

Nilson Vargas também falou sobre o futuro do jornalismo e as demissões do Grupo RBS
Por Jhonathan Rath
Nilson Vargas (Foto? Maia Rubim)

Nilson Vargas (Foto: Maia Rubim)

Na noite dessa segunda-feira (18), ocorreu, no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, a palestra sobre a reformulação gráfica da Zero Hora, que marcou os seus 50 anos. Com o auditório lotado, o editor-chefe de ZH, Nilson Vargas, abordou assuntos como a situação do Jornalismo atual, o futuro do mercado jornalístico e as 130 demissões que o Grupo RBS anunciou no começo de agosto.

O evento se iniciou às 20h, com a apresentação de Vargas pelo coordenador do curso de Jornalismo da Famecos, Fábian Chelkanoff. Logo em seguida, o palestrante exibiu um vídeo que detalhava e explicava o motivo principal da mudança feita pela Zero Hora. A mudança ocorreu em maio de 2014, devido à necessidade de a empresa se conectar com as novas formas de seu público consumir informação. O formato foi pensado e desenvolvido para atender uma comunidade de mais de um milhão de leitores e dez milhões de usuários digitais, alterando o logotipo e realizando uma reorganização das informações, em prol de uma relação mais próxima com o leitor. No impresso, as tradicionais editorias, que antes eram sete, tornaram-se quatro: Notícias, que agora engloba Política, Economia, Mundo, Geral e Polícia; Sua Vida, responsável por tratar do cotidiano da sociedade, com assuntos como comportamento, finanças, carreira, saúde etc.; Segundo Caderno, que concentra entretenimento e cultura, e Esporte, dando ênfase à dupla Gre-Nal. No site da ZH, as editorias foram divididas em Notícias, Esportes, Vida e Estilo, Entretenimento e Porto Alegre, buscando atender a um público mais específico.

O aniversário de meio século da empresa trouxe uma nova meta para a equipe. “Fizemos essa mudança baseada em diferentes casos ao redor do mundo. Estudamos os perfis dos leitores e concluímos que os leitores divergem. O leitor digital difere do leitor de impresso”, comentou Nilson Vargas. Para o editor-chefe, a nova versão do jornal é uma forma de apresentar um veículo de comunicação que transmita melhor os fatos e as opiniões. “Nos dois primeiros meses depois da mudança, as vendas do impresso cresceram 16%, do digital aumentaram 15% e o número de cancelamentos diminui 17%”, informou.

A primeira pergunta da noite foi feita pelo coordenador do curso de Jornalismo, Fábian Chelkanoff: “Para vocês, o jornal continua sendo papel ou é mais do que isso?”.  Vargas respondeu que o jornal continua sendo papel, mas que se vive em uma era de associação de marcas. “Penso muito em associar a Zero Hora a uma marca de aprofundamento e investigação”, disse, ponderando sobre o papel do jornal no contexto atual do século XXI. “Cada vez mais, o impresso precisa entender sua função, pois é ele que organiza e hierarquiza as informações”, analisou. Quanto ao futuro do jornal em papel, o editor-chefe afirmou que ele terá vida longa, mas estará reposicionado perante a sociedade.

A maior parte da sessão de perguntas foi destinada a esclarecimentos para os estudantes preocupados sobre as 130 demissões que o Grupo RBS anunciou no último dia 4 de agosto. “Nem todas pessoas demitidas foram jornalistas. O ato não foi um motivo para diminuir o papel do Jornalismo dentro da empresa”, comentou. Segundo o editor-chefe de ZH, “esse não é o momento de oferta e expansão do mercado jornalístico, mas é essencial que o profissional, junto com as empresas, tentem a reinvenção”. Vargas foi categórico ao dizer que o jornalismo não acabou, apenas está em um período de adaptação. “Nossa profissão é uma atividade que envolve essencialmente pessoas. Temos que renovar o time com o qual trabalhamos, para que possamos melhorar ainda mais”.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org