Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SEMANA DA FOTOGRAFIA
27 de agosto de 2014

Editor de imagem de ZH fala sobre a Copa 2014

Jefferson Botega relata como foram os 30 dias ao lado da Seleção Brasileira
Por Jhonathan Rath
Foto: Pedro Scott

Foto: Pedro Scott

O repórter fotográfico e editor de imagem de Zero Hora, Jefferson Botega, esteve nessa segunda-feira (25) na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A palestra teve como temática os 30 dias em que Botega cobriu a seleção brasileira durante a Copa do Mundo deste ano. O evento aconteceu na sala 303 (Arena).

O coordenador do curso de Jornalismo da Famecos, Fábian Chelkanoff, abriu a palestra falando sobre a Semana de Fotografia, explicando que o projeto foi uma ideia experimental e passa a valer como atividade permanente no calendário da faculdade. Ainda segundo Chelkanoff, a fotografia tem um objetivo de formação integral. “É parte de um processo maior que ajuda a entender o contexto social no qual estamos inseridos”, comentou. O professor de fotografia da Famecos Eduardo Seidl ressaltou o crescimento e reconhecimento da fotografia no Estado.”Há boas iniciativas na Região Metropolitana de escolas pequenas de fotografia, obtendo mais espaço no mercado”, afirmou.

Jefferson Botega, para integrar o time de fotógrafos que cobriram os jogos da Copa do Mundo 2014, teve que se inscrever dois anos antes no site da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). Posteriormente, dentre todos os profissionais cadastrados, foi feita uma triagem entre eles, selecionando aqueles que mais se encaixassem no perfil da organização.

O repórter fotográfico cobriu desde os treinos da Seleção Brasileira em Teresópolis, na Granja Comary, até os jogos oficiais do mundial. “Tinha dias em que eu nem dormia. Saia de um avião, entrava em outro. Assim que chegava no local, cobria o treino e depois a partida”, relatou. Botega explicou que, em média, durante 90 minutos, são capturadas 1.500 fotos. “Desse total, eu envio 70 ou 80 imagens para a redação”, informou. O editor de imagem de ZH ainda destacou que trabalhar em um evento desse porte requer comprometimento e responsabilidade. “Temos que ter o senso crítico de acompanhar todo o processo. Da entrega da fotografia até a sua publicação”.

O conselho dado pelo fotógrafo é tentar não se preocupar muito com as imagens da partida. “As agências de notícias, caso percamos algum lance, com certeza irão fornecer as fotos, posteriormente. O que temos que ter em mente é a criatividade. Tirar fotos que façam as pessoas refletirem, que prendam os olhos do leitor”, orientou.

World Cup Brazil 2014 from JBotega on Vimeo (Crédito: Jefferson Botega).

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org