Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
22 de outubro de 2012

Editor de ZH Luiz Antônio Araujo conversa com alunos da Famecos

Por Ana Carolina Aguiar

Professor Juremir Machado da Silva e o editor de ZH Luiz Antônio Araujo (Foto: Ana Carolina Aguiar)

O jornalista de Zero Hora Luiz Antônio Araujo esteve nesta segunda-feira (22) na Faculdade de Comunicação Social da PUCRS para uma conversa com estudantes do primeiro semestre. No bate-papo, compartilhou suas experiências como correspondente de guerra com a turma da disciplina de Entrevista e Técnicas de Reportagem, ministrada pelo professor Juremir Machado da Silva. Araujo destacou a faculdade e o conhecimento como decisivos ao profissional de Comunicação.

Luiz Antônio Araujo, atualmente editor-chefe da editoria mundo do veículo ZH, foi enviado ao Paquistão após os ataques de 11 de setembro, nos Estados Unidos, em 2001. A experiência deu origem ao livro Binladenistão – Um repórter brasileiro na região mais perigosa do mundo. A obra concorreu em 2010 ao Prêmio Jabuti na categoria melhor reportagem e narra os 29 dias da viagem de Araujo pela região.

Na conversa com os estudantes, Araujo abordou temas polêmicos, como o da necessidade do diploma para exercer a profissão, e destacou que analistas e técnicos são ótimos em suas repectivas áreas, mas não conhecem as técnicas necessárias para a transmitir informações de forma clara e concisa ao público nos veículos de comunicação. “A visão do jornalista é insubstituível. Ele é o profissional treinado para passar a informação de maneira correta”.

A importância de uma boa apuração e o instinto de sobrevivência em situações extremas foram citadas pelo editor. Para ele, independentemente da criação de novas plataformas de jornalismo, o que se deve considerar, principalmente como subsídio para pautas ou reportagens, são as entrevistas feitas com aqueles vivenciaram os fatos.

Como dica aos futuros jornalistas, Luiz Antônio Araujo enfatizou que a leitura, a procura de informações e o aproveitamento de todas as ferramentas da instituição e de seus profissionais são fatores cruciais na formação de um bom jornalista. “Atualmente, o jornalista deve procurar seu lugar e papel na mídia e no cotidiano. O mundo vem mudando rapidamente e devemos acompanhar todas as mudanças da melhor maneira possível”.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org