Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EM SALA DE AULA
10 de março de 2011

Editor do Diário Gaúcho fala aos alunos de jornalismo

Por Márcia Schuler
Os estudantes irão publicar um jornal popular no final do semestre (Foto: Elson Sempé)

Os estudantes irão publicar um jornal popular no final do semestre (Foto: Elson Sempé)

Em mais de 30 anos de profissão, Claudio Thomas nunca sentiu tanto retorno do público como atualmente. Há um ano e meio editor-chefe do Diário Gaúcho (DG), Thomas vê nessa proximidade uma das grandes diferenças de trabalhar em um jornal em que a pauta nasce exclusivamente da necessidade dos leitores. “As pessoas são apaixonadas pelo jornal”, afirmou o editor na quarta-feira, 9, em visita aos alunos da disciplina de Redação e Produção em Jornal da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS. Thomas veio à Famecos para explicar aos estudantes como funciona um jornal popular, aproveitando para combater o que ainda é um entrave no segmento: o preconceito. “O DG é um jornal popular, não popularesco. Sensacional, jamais sensacionalista”, esclarece.

No tradicional Diário Catarinense, Thomas ocupou o cargo de editor-chefe por 12 anos. Ao voltar a Porto Alegre em 2009, enfrentou o desafio de lidar com um público diferenciado, que exigia que ele modificasse seu olhar e a forma de fazer jornalismo. “Quando vou para a redação, eu entro em um mundo que não é o meu. Eu não tenho o mesmo gosto musical do leitor, mas tenho que conhecer o que ele está ouvindo”, explica.

Thomas não traça um perfil específico para o repórter de jornal popular. “Jornalista do DG tem é que ser bom, ir para a rua. Tem que saber que a reportagem está lá, não na redação”, avisa. Ou seja, as pessoas estão nas ruas, e são elas o foco do jornal. Não é à toa que o primeiro dos dez mandamentos do DG afirma: o personagem é sempre o mais importante.

Outro dos mandamentos é ser preciso na informação. A apuração é essencial, porque a responsabilidade é muito grande. “Se há uma informação errada, o mundo cai”, conta. Por isso, Thomas deixa um alerta aos estudantes: “A faculdade é o lugar para experimentar. No mercado, não dá pra errar”.

A partir do papo, os alunos do sexto semestre de jornalismo começam a trabalhar em mais uma edição do Expresso Popular, jornal que sai no final do semestre como resultado da cadeira.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org