Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PÓS-GRADUAÇÃO
26 de abril de 2010

Editora da Folha faz aula inaugural na Famecos

Por Pedro Trindade
Ana Estela trabalha na Folha de São Paulo desde 1988 (Foto: Mariana Fontoura)

Ana Estela trabalha na Folha de São Paulo desde 1988 (Foto: Mariana Fontoura)

Sob o tema “o impacto das tecnologias digitais no cotidiano das redações”, Ana Estela de Sousa Pinto, editora de treinamento do jornal Folha de São Paulo, ministrou a aula inaugural do curso de Jornalismo Digital. Ana Estela conversou com os alunos acerca de mercado de trabalho, qualificações necessárias para ser um bom jornalista e sobre o recente processo de integração entre as redações on-line e impressa da Folha. A palestra aconteceu na última sexta-feira, 23, no Auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

Embora ainda seja uma incógnita até mesmo nos EUA – onde já existe desde a crise dos jornais impressos em 2006 – o jornalismo digital tem qualidades latentes. “Há uma possibilidade de cobrir acontecimentos em um tempo real mais completo em relação ao que se tinha até agora”, afirmou a jornalista. O serviço permanente que a internet proporciona na busca de informações e a interatividade também foram destacados. “Mas não é só interação por interação, conversa jogada fora, é também o serviço público, que é a essência do Jornalismo”, ressaltou. Entretanto, Ana Estela ressalvou que, ao menos por enquanto, a nova mídia não consegue se sustentar com publicidade, além de ser “mais fácil de deixar escapar a informação, pela forma como é apresentada”.

A responsável pelo treinamento e seleção da Folha também apontou o surgimento de novas funções, como o mojo, o jornalista móvel. “É o cara que não só vai lá, filma e volta. Ele nem volta para a redação. Vai com computador e internet e manda todo o material dele para a rua”, explicou. A portabilidade dos meios digitais permite o recolhimento e o tratamento de texto, áudio e vídeo no próprio local e a internet móvel facilita o envio e a publicação da informação.

Num segundo momento, a palestrante explicou em detalhes o processo de integração entre as redações on-line e impressa da Folha: “Até dezembro de 2009, as redações eram totalmente separadas, uma no 4º andar do prédio e a outra no 6º. Eventualmente uma redação publicava uma notícia da outra, mas trabalhavam como se fossem veículos independentes. O primeiro passo foi a integração física das redações – agora no mesmo andar – mas ainda com chefes e rotinas diferentes. Depois, veio a integração orgânica, com todos respondendo à mesma chefia de redação. Em vez de duas estruturas, agora se tem uma só Folha, com conteúdo publicado ou no impresso ou no on-line. E todos passam a responder à mesma direção de redação. (…) O que a Folha fez, foi submeter o conteúdo on-line ao poder de edição do conteúdo impresso”.

Entre as qualidades indispensáveis a um jornalista, a palestrante destacou o ecletismo. “Apesar de a internet agrupar várias plataformas, os outros veículos continuarão existindo. O jornalista que souber trabalhar em diferentes meios sairá ganhando.”, sentencia. Não satisfeita, Ana vai além: “acho que ainda vai ter profissão pra todos nós por muito tempo”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org