Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Jornalismo
15 de abril de 2016

Editoral J realiza cobertura multiplataforma

Neste domingo (19), os futuros jornalistas produzem conteúdo ao vivo sobre a votação do impeachment da presidente Dilma
Por Mariana Brun
cardcerto

17 alunos participam da cobertura neste domingo (19) (Foto: Divulgação)

O Brasil vive um momento emblemático. Nos jornais e portais de jornalismo, as notícias são, em sua maioria, voltadas para o mesmo tema, a atual situação política do país e o possível impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para o afastamento da presidente são necessários 342 votos dos deputados. A oposição afirma já ter votos suficientes. Nada, entretanto, está decidido até domingo (17), quando ocorre a votação na Câmara. “É um momento histórico para o país e algo bem forte para a política”, define Annie Castro, estudante do 4º semestre de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Ela, junto com outros 16 integrantes do Editorial J, fará uma cobertura multiplataforma sobre os acontecimentos.

A transmissão minuto a minuto será feita através do Twitter, Facebook e Instagram do laboratório de jornalismo convergente da Faculdade. Além da cobertura ao vivo, os alunos vão registrar o momento em áudios, vídeos e matérias a serem publicadas no site do Editorial J. Na ocasião, também serão traçados os perfis do público participante de protestos na Capital, sejam eles pró ou contra o impeachment. Para isso, o método utilizado é um formulário quantitativo que avalia a opinião dos entrevistados sobre o cenário político no país.

Os integrantes da cobertura se dividiram por escalas, em áreas próximas aos atos organizados. O início da atividade vai ser às 9h, na Praça da Matriz, onde está marcado o primeiro protesto do dia. No bairro Cidade Baixa e na rua Padre Chagas, o material divulgado terá principalmente enfoque no comportamento dos militantes nas duas zonas boêmias da cidade. As informações para os perfis serão coletadas no Parque da Redenção e no Parque Moinhos de Vento. O Parcão, como é chamado, vai estar reproduzindo ao vivo a votação na Câmara. Entre os repórteres, alguns também estarão posicionados na rua onde reside a presidente, Zona Sul de Porto Alegre.

Para Eduardo Pizon, estudante do 3º semestre, “protagonizar esse momento ainda dentro da Faculdade é o desejo de todo o estudante de jornalismo”. Essa é a quarta cobertura política a ser realizada por integrantes do Editorial J. Para Fábio Canatta, coordenador do Laboratório, é uma experiência rica para os alunos pois permite vivenciar que o jornalismo tem um papel fundamental. Sobre o tema, complementa “independente do que aconteça, será um dia histórico para o país”.

Interessados em contribuir com a cobertura multiplataforma podem divulgar conteúdos usando a #AoVivoJ.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org