Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
23 de agosto de 2012

Editorial J completa um ano

Por Maria Polo

Equipe atual do Editorial J (Foto: Giovanna Pozzer)

O que começou como um projeto resultante de pesquisas sobre o futuro do Jornalismo comemora seu primeiro ano sexta-feira (24). Neste mesmo dia, em 2011, o Editorial J foi apresentado para os estudantes da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O laboratório, que reúne alunos e professores, propõe uma nova organização da produção jornalística, além de espaço para criar e participar. Marcando essa data, será lançada uma revista digital e uma edição especial do jornal impresso produzido mensalmente, que traz um caderno sobre os 60 anos do curso de Jornalismo.

“Hoje o projeto está mais maduro”, relata o professor Fabio Canatta, um dos idealizadores e responsáveis pelo J. A inovação é uma das características do jornal, que experimenta formatos e fluxos que vão além das propostas tradicionais. A colaboração é uma das ideias postas em prática, processo que permite ao público consultar pautas e votar naquele de mais interesse. A vencedora sai da disputa, mas as demais seguem concorrendo. A cada mês, o Editorial J vai desenvolver aquela que está no topo.

Os alunos que trabalham no J são repórteres multimídia e produzem conteúdo tendo como ponto de partida a pauta, e não uma mídia ou um suporte específico, como acontece tradicionalmente. O site, que tem uma média de 2,5 mil visitantes mensais e mais de 5 mil views, não apresenta o conteúdo dividido por editorias ou temas, e sim por tempo/complexidade.

A utilização de iPad como plataforma para publicação de conteúdo é utilizada pelo J. A matéria Marketing Político: Nem vilão, nem mocinho e a série de reportagens Gaúchos na Olimpíada e Paraolimpíada foram disponibilizadas no meio digital.

Karine Flores, aluna do 2º semestre de jornalismo, acredita que o resultado é um aprendizado estendido. “Você mexe com várias mídias e várias áreas, então se torna um jornalista mais completo. É uma experiência adquirida em paralelo ao curso”, observa.

Em apenas um ano de vida, o Editorial J conquistou o primeiro e o segundo lugares entre os 16 trabalhos inscritos na categoria Acadêmico do XXVIII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo – 2011. O vencedor foi o documentário Esquerda, Volver – Pedro Alvarez – História e memórias de um capitão do povo, produzido pelos alunos Carlos Eduardo Lando, Francieli Souza, Maria Helena Sponchiado e Natalia Otto. Em segundo lugar, ficou a reportagem A dúvida em nome de quem, realizada pela equipe formada por Fernanda Cardoso, Gabriela Sitta, Júlia Corso e Manuela Kuhn, liderada por Natália Otto.

Por conta da grande adesão dos alunos, o número de voluntários inscritos para as atividades do laboratório no turno da tarde, que exige quatro presenças semanais, obrigou os professores a fazerem uma seleção neste inicio de semestre. O conteúdo produzido pelos estagiários do Editorial J pode ser acessado pelo seu site. A edição impressa é distribuída mensalmente.

 Depoimentos de alunos sobre o Editorial J

z

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org